top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Dicas para Escritores: Cuidados ao Entregar seu Original a uma Editora

Pessoal, decidi abordar este assunto hoje aqui na coluna de sexta-feira, embora não seja especificamente uma dica de escrita ou de ortografia, porque conversando com alguns editores e fazendo alguns trabalhos de preparação de texto, cheguei à conclusão que muitos escritores têm livros incríveis, mas perdem oportunidades ao entregarem originais mal formatados.


Claro que você não precisa fazer um curso da ABNT para saber como formatar seu texto para entregar a uma editora, mas alguns cuidados mínimos são necessários.


Vamos a eles?

- Use travessões ao invés de hifens.

Você não sabe fazer travessão no Word? Segue a combinação de teclas: ALT + 0151. Se estiver usando notebook, vá em INSERIR + SÍMBOLO. Depois vá em + SÍMBOLOS. Procure o travessão correto (que é este aqui: —), clique nele e vá em TECLA DE ATALHO.

No espaço: PRESSIONE TECLA DE ATALHO, crie uma combinação que seja simples para você lembrar. Algo como Ctrl + Alt + -.

Pronto! Agora você poderá fazer o seu travessão, até porque, hífen não rola, pessoal. Isso só mostrará ao editor que você é preguiçoso e desleixado com seu trabalho.


- Justifique SEMPRE o texto, use uma fonte simples e um espaçamento de 1,5.

Mais uma prova de desleixo é entregar o livro com o texto todo bagunçado, sem estar alinhado. A fonte também é importante. De preferência Times New Roman, Arial ou Garamond. Tamanho 11 ou 12. Não use Fontes bonitas ou diferentes, porque o editor pode não tê-las em seu computador, então, o Word irá trocá-las automaticamente por outra que pode não ter acentos ou cedilhas.

Sobre o espaçamento, não é uma regra, mas 1,5 é o mais confortável para a leitura, então, vale usá-lo também.


- Verifique se os capítulos estão numerados corretamente

É mais comum do que se imagina pular uma numeração de capítulo ou repetir o número do anterior. Claro que este quesito muito dificilmente irá te desclassificar em uma seleção, mas é importante, mais uma vez, para não demonstrar algum tipo de desleixo para o editor.


- Revise!

Esta dica é chover no molhado, né, gente? Porque ler e reler o seu texto é critério básico não apenas para enviá-lo a um editor, mas para publicar independente também, seja em Wattpad, Amazon ou o que for.

Revisar não significa apenas reler a obra uma única vez e consertar errinhos de digitação. Significa sentar com o texto, fazer anotações para conferir datas, acontecimentos, coerência... Não é um processo simples e muito menos rápido. Nesta revisão, confira sempre os nomes dos personagens, pois pode haver trocas; confira cores de olhos e cabelos, nomes de locais, trajetos feitos pelos personagens (principalmente se você estiver escrevendo sobre um local que não conhece muito bem), e etc.

Apesar de todas as suas revisões, enviar o livro para um revisor profissional também é importante e mostra cuidado com a obra.


- Cuide da aparência de seu original

Esta dica é para quem vai entregar originais impressos. Não deixe de encaderná-los. É muito importante para que o editor possa lê-los com mais conforto e para que nenhuma página se perca pelo caminho.

Enviar livros em pastas ou envelopes, com várias folhas soltas, é mais uma forma de ser desclassificado por desleixo.


- Apresente-se!

Tanto em envios por e-mail quanto por correio ou pessoalmente!

Anexe uma carta de apresentação ao original, com uma pequena sinopse do livro, uma justificativa do porquê de um editor precisar publicá-lo, além de uma biografia sua, contando o que já escreveu, se já publicou alguma coisa, sua participação em mídias sociais e etc. Isso é muito importante, porque um editor pode simplesmente se apaixonar por uma sinopse e dar mais atenção ao livro.


- Crie uma base de leitores

Tá, esta não é uma dica para ser anexada ao seu original, porém, eu não podia deixar de dá-la aqui.

Vejo muitos bons autores desesperados para conseguir uma casa para seu primeiro livro. Alguns poucos conseguem publicações tradicionais desta forma, mas é muito difícil. Antes de enviar seu original para uma editora, tente primeiro fazer uma publicação independente, em Amazon ou em Wattpad. Não pense que estará desperdiçando uma história, porque se você é um escritor de verdade, muitas virão depois desta. Além do mais, esta mesma, que está publicada online, pode chegar a ser publicada pela editora depois que você estiver dentro de uma.

Então, divulgue seu trabalho arduamente e espere. É a melhor forma de seguir sua carreira.


Espero que as dicas tenham valido e que vocês tenham muita sorte com seus livros!

Beijos e até sexta que vem!

 

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br.

582 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page