top of page

Dicas de Ortografia #1 - Vírgula x Vocativo

Foto do escritor: Bia CarvalhoBia Carvalho

Tem língua mais complicada do que o nosso Português? Apesar de ser um dos mais lindos do mundo, nosso idioma tem regras que mais parecem intermináveis. Decorar todas elas é quase uma missão impossível, por isso, resolvemos ajudar um pouquinho.

Estreia hoje, então, aqui no blog da Qualis, a coluna DICAS DE ORTOGRAFIA para te ajudar com essas pequenas grandes dúvidas que podem surgir enquanto você está escrevendo seu livro, poesia, conto, monografia, redação, tese... Seja o que for, um português correto já muda toda a estética do texto.


Vamos começar com uma dificuldade que é muito comum entre escritores: vírgula x vocativo.


Vocativo é a expressão que usamos para invocar um interlocutor. Ele normalmente marca a existência de um diálogo, seja real ou imaginário.


Vocativo trata-se da pessoa que está sendo "chamada", "cumprimentada", "interpelada"... É com quem falamos, aquele que recebe a informação transmitida em um diálogo.


Geralmente é utilizado em frases de discurso direto (em conversas entre duas ou mais pessoas), em frases negativas, exclamativas ou imperativas.


Seguem alguns exemplos, onde vocês poderão sentir o quão importante é o uso correto da vírgula neste caso: a) Você conhece a advogada Luísa? b) Você conhece a advogada, Luísa?


Na frase A, deduz-se que a advogada em questão chama-se Luísa. No caso B, alguém está perguntando a uma pessoa chamada Luísa se ela conhece a advogada.


São frases iguais, mas com significados um pouco diferentes, devido à pontuação.


Mais frases onde há o uso de vocativo: - Bom dia, professora! - Meu filho, vamos ao mercado? - Oi, tia! - Vamos, pessoal! - Hoje, Maria, é o seu aniversário. - Pedro, você vai à praia hoje?


É importante mencionar que vocativo não é sujeito. Ou seja, ele não complementa um predicado. Neste outro caso, a vírgula não se aplica.


Bom, pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado dessa dica. Deixem nos comentários quais são as maiores dificuldades que vocês encontram na hora de escrever e revisar seus livros, que eu vou adorar trazer regrinhas e explicações por aqui!


Até a próxima!

Posts recentes

Ver tudo

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45 

bottom of page