• Qualis | Comunicação

Discussão #2: E-books x Livros Físicos - Quem ganha a batalha?


Atualmente, com o avanço da tecnologia e principalmente depois da chegada da Amazon no Brasil, discussões sobre preferências entre e-books e livros físicos vieram à tona, demonstrando que cada um possuía suas vantagens e desvantagens.

Mas antes de começarmos nossa discussão por aqui, vamos apresentar algumas curiosidades muito interessantes sobre o livro digital:

Em 1993 foi lançado o primeiro software voltado para a leitura de textos digitais; e o primeiro livro que foi publicado em e-book, no mesmo ano, chama-se "On Murder Considered As One Of the Fine Arts", de Thomas de Quincey. Apesar disso, desde 1971 o "Projeto Gutenberg", criado por Michael Hart, disponibiliza livros em domínio público, em sua plataforma, para serem lidos digitalmente.

Já a primeira livraria online foi criada em 1995, por Jeff Bezos, vendendo livros por e-mail e depois pelo site. Contudo, ele não se contentou apenas com isso e hoje é dono da Amazon.

A partir de 1998 várias empresas apostaram em leitores de livros digitais, como o Ebook Rocket e o SoftBook. Até mesmo a Microsoft tentou entrar no meio, com seu Microsoft Reader, mas não teve sucesso.

Stephen King foi o primeiro autor a se tornar um bestseller com um livro digital, o "Montado na Bala", com 400 mil downloads no lançamento.

Atualmente, a Amazon possui mais títulos digitais do que físicos, o que é uma atitude ecologicamente correta.

Pesquisas apontam que apenas no Brasil já há 9,5 milhões de leitores de e-book, sendo que o maior público são mulheres de 18 a 24 anos.

Mas para o e-book ter crescido tanto, ele deve ter as suas vantagens, não é mesmo? Então, vamos a elas:

- Ocupam menos espaço: Imagine que você vai fazer um intercâmbio em outro país e não quer comprar vários livros por lá para ter que trazê-los na mala. Ou imagine ter que levar vários títulos pesados só para não deixar a sua TBR em atraso? Em um leitor digital cabem mais de 1000 livros, o que os torna uma opção muito mais confortável nesses casos;

- Facilidade na compra: Você não precisa se deslocar a uma livraria para adquirir um livro novo. É só acessar uma loja virtual e comprar com apenas um clique. O e-book estará em segundos no seu e-reader, prontinho para leitura.

- São mais em conta: Um e-book normalmente custa bem menos do que o livro físico e possui o mesmo conteúdo. Além disso, muitos autores disponibilizam suas obras gratuitamente para divulgação em diversas plataformas.

- Maior durabilidade: Um livro físico tem uma vida útil razoavelmente curta. Por mais cuidado que se tenha, as páginas acabam amarelando, podem rasgar e amassar. No caso do e-book o tempo de vida útil é infinito.

- São ecologicamente corretos: Uma vez que os livros físicos precisam do desmatamento de árvores para serem impressos, os e-books tornam-se uma alternativa interessante para o problema.

- Interatividade: Em um e-book você pode fazer marcações sem ter dó de rabiscar, usar dicionários online para buscar o significado de alguma palavra, além de uma infinidade de outros recursos.

Os e-books ainda possuem outras vantagens, mas muitas pessoas ainda acreditam que o livro físico jamais será substituído. Alegam que o livro digital não possui o cheiro de um livro novo, não são tão bonitos, não podem ser trocados em sebos, não podem ser autografados a caneta e não são tão legais de serem dados como presente.

Porém, o que conseguimos concluir é que a leitura sempre precisa ser algo prazeroso, seja no formato físico ou digital e que o importante é ler. De tudo. Da forma que mais te agradar.

Ah! Vale lembrar que todos os livros da Qualis estão disponíveis nas melhores lojas de e-books, com precinhos super em conta!!!! Não deixem de experimentar!

#Ebooks #LivrosFísicos #LiteraturaemDestaque #Discussão #Amazon #Ereader #Kindle #Vantagensdoebook #ProjetoGutenberg #StephenKing #LivrosDigitais

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45