• Luciane Rangel

5 filmes do Studio Ghibli para assistir e se encantar



Fundado em 1985 e já tendo criado mais de 20 filmes (maravilhosos!), o Studio Ghibli é simplesmente o mais importante estúdio de animação oriental, sendo por muitos considerado como a Disney japonesa. As histórias são tão encantadoras, que foi difícil escolher só 5 para essa lista.


Se você ainda não conhece os encantos dessas produções, confira uma listinha e decida por qual começar. Ah, mas lembrando que nem todas são recomendadas para o público infantil, hein?


5- Ponyo - Uma amizade que veio do mar


Já falei sobre essa história fofa por aqui. É o perfeito exemplo de um enredo simples, mas tão delicado e lindo que é capaz de aquecer os corações mais frios. Essa história de amizade entre um garotinho e uma menina-peixe é liberada para toda a família. Os pequenos amam, aliás!

4- Meu amigo Totoro


Não dá para não estar na lista. Até porque, o Totoro é praticamente a cara do Studio Ghibli (Literalmente. Ele está na logo do estúdio). O filme mostra os encontros de duas irmãs com o lendário e amigável espírito da floresta, conhecido como Totoro. Uma história ao mesmo tempo inocente, descontraída e comovente.




3- As memórias de Marnie


A animação foi baseada no livro homônimo do autor britânico Joan G. Robinson e recebeu uma indicação ao Oscar. Temos a história de Anna, uma menina introvertida e depressiva, que vai aos poucos se abrindo para o mundo ao se mudar para o interior e conhecer a loirinha Marnie. A animação é espetacular, o final é surpreendente, e a trilha sonora é uma coisa linda.




2- A viagem de Chihiro


Este talvez seja, aqui no Brasil, o filme mais conhecido do estúdio. E não é para menos. Afinal, ser o primeiro filme de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor animação não é para qualquer um. E não foi para menos, é uma das histórias mais incríveis e encantadoras feitas pelo estúdio.


Chihiro é uma menina de 10 anos que está de mudança com a família. Ao pegar um atalho na estrada, seus pais acabam se perdendo e vão parar em outro mundo. E é Chihiro que precisará salvá-los, passando no caminho por toda uma trajetória de amadurecimento e descobertas.




1- O túmulo dos vagalumes


Simplesmente um dos filmes de guerra mais impactantes já feitos. O longa acompanha a vida de dois pequenos irmãos após a morte da mãe durante a segunda guerra mundial. Triste e forte, prepare-se psicologicamente antes de assistir. As lágrimas são mais do que garantidas.


Ah, e esse entra para a categoria dos que não são indicados para crianças. E eu também não recomendaria para adultos mais sensíveis com histórias de guerra.




Tem algum outro filme do Studio Ghibli que você acha que deveria fazer parte da lista? Deixa a dica aí nos comentários!


Luciane Rangel é escritora, autora dos livros Destinos de Papel e Contando Estrelas, publicados pela Qualis Editora.

Leitora tracinha, dobradora de papel, geek, dorameira, jedi, lufana, além de Sailor nas horas vagas.


MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45