• Bia Carvalho

Dica de Escrita Criativa#2 - Construção de Personagens

Durante o mês do Camp Nano, nossa coluna de sexta-feira passará a ser dedicada 100% a dicas de escrita, para te ajudar na construção do seu romance.


Hoje, portanto, vamos conversar sobre construção de personagens, que é um assunto que eu, particularmente, adoro.


Vamos lá?

1- Dê defeitos aos seus personagens:

Não importa se são os protagonistas ou coadjuvantes, nossos personagens precisam ser o mais próximo possível da realidade de um ser humano. Nada de mocinhas perfeitas, quase umas santas, e mocinhos puramente príncipes encantados. São esses defeitos que farão seu leitor se identificar com sua história e com as "pessoas" inseridas nela.


2- Construa um passado para os personagens:

Mesmo que este passado não seja mencionado na história, é importante que o autor saiba de onde seu personagem veio para que você possa descobrir para onde ele irá. As personalidades dos seres humanos são moldadas através de um conjunto de coisas - do meio onde vivemos, de nossas lembranças, das experiências vividas... Portanto, saber o que já aconteceu com nossos personagens em tempos anteriores irá nos ajudar a definir seu caráter e a forma como ele irá reagir perante cada situação.


3- Crie um bom núcleo de coadjuvantes:

Claro que é possível contar histórias com um único personagem ou com um casal, porém, se o seu livro tem uma história um pouco mais abrangente, é necessário que haja pessoas rondando os protagonistas. Sejam amigos, família, antagonista e personagens de apoio (que são aqueles que muitas vezes nem fazem parte efetivamente da história, mas que são necessários, seja um padeiro, um rapaz de recados...). Porém, não adianta sair jogando personagens na história sem dar a eles uma voz própria, algo que os distingua dos outros.


4- Crie fichas para seus personagens:

Isso é muito importante para que você não se esqueça das características de seu elenco. Uma personagem loira, por exemplo, não pode se tornar ruiva no meio do livro sem que seja mencionado que ela pintou o cabelo ou colocou uma peruca. E, é sério! Acontece de o escritor esquecer completamente dessas características, principalmente quando há muitos personagens na trama. E imagina ter que ficar voltando toda hora no texto? Nem pensar! Essa ficha ajuda e muito. Não apenas para características físicas, mas também para manias, vícios, maneirismos, pertences importantes, etc.


5- Dê particularidades aos seus personagens:

Gostos, preferências, pertences, bordões, signo, tatuagem, cicatriz... Esses pequenos detalhes dão mais veracidade aos seus personagens e podem ir sendo inseridos na trama aos poucos, sutilmente. É importante que esses pequenos detalhes estejam condizentes com a personalidade dele, a não ser que sejam completamente inusitados. Por exemplo, uma pessoa que odeia ler, não pode ter em casa uma vasta coleção de livros. Ou, uma personagem muito pobre, não pode ter um carro conversível sem que haja uma explicação para isso. Ah! E não deixe de colocar essas características na fichinha de personagens!


Espero que essas dicas se tornem valiosas para facilitar sua vida de escritor!

Agora vá correndo dar vida aos seus personagens!!!

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br. Seu sexto livro, Alvorada, foi lançado pela Qualis em 2017.

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45