top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Scrivener

Como você bem sabe, um dos segredos para se escrever um livro sem muitos bloqueios e com a segurança de que sua história seguira um rumo pré-estabelecido é criar um roteiro consistente e que te permita estruturar o enredo e controlá-lo com mais facilidade. Mesmo que este planejamento seja modificado ao longo do processo de escrita, é importante delineá-lo desde o início.


Muita gente cria este roteiro em cadernos, no Excel, no Word, no drive do Google... E eu já usei todos esses métodos.

O do caderno sempre foi o que mais funcionou para mim, assim como o Drive do Google, porém, por indicação de duas amigas escritoras, fui atrás do SCRIVENER.

O Scrivener é um editor de texto muito funcional, onde você não apenas pode escrever o seu livro completo, como criar um outline, fazer ficha de personagens, armazenar sua pesquisa e muito mais.


Ele não é exatamente simples de usar, ao menos não no início, mas não é difícil pegar o jeito. Outro ponto negativo é que ele é pago, mas vale muito a pena, e você paga uma vez só, não é mensalidade.


Mas agora vamos ao exemplo de como o meu projeto ficou para ser visualizado. Lembrando que há várias formas de você se organizar, e eu escolhi a minha, que mais me agradava.


Como vocês podem ver acima, eu consigo enxergar o meu projeto inteiro clicando na abinha MANUSCRIPT. Abaixo desta abinha, eu tenho todos os capítulos em lista, e se eu clicar em cada um deles (ou nas fichinhas), e terei todas as cenas que pretendo escrever.


Fiz um esquema de labels nas minhas fichinhas de capítulo. Amarelo para os capítulos que estão completos, mas que ainda preciso revisar; laranja para os que estão em andamento; vermelho para os que ainda preciso escrever e, futuramente, com os capítulos completos e revisados, usarei verde.


Há uma aba também para personagens, e você pode criar toda a ficha de cada um. Protagonistas, coadjuvantes, antagonistas.


Segue abaixo um exemplo, usando Jogos Vorazes, para que vocês possam ver como fica:


Além de tudo isso, você ainda terá uma aba com PLACES, onde poderá inserir toda a pesquisa dos ambientes da sua história.


Para resumir, o SCRIVENER é bem completo.


Vou deixar aqui também um vídeo da nossa diva Larissa Siriani, onde ela mostra um pouco mais sobre este programa, para vocês conhecerem ainda mais:


Espero que tenham gostado da dica!!

Super beijo e até a próxima!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page