top of page
  • Qualis - Comunicação

Polêmicas de Autores


Qual o preço de se tornar famoso? Até onde você iria para conseguir transformar seu livro em um best seller e conquistar todos os seus sonhos?


Alguns autores vão longe de mais. Outros queimam a carreira inteira com uma única ação que acreditam ser de marketing.


Estamos na era das fake news. Com as notícias se espalhando tão rápido, é muito fácil que qualquer um crie uma história mirabolante, que será compartilhada por inúmeras pessoas e que acabará se tornando real aos olhos dos mais desavisados. A histeria coletiva nunca foi tão simples de se criar. Somos todos Chicken Littles e inocentes Dom Quixotes neste mundo cruel.


Muitas pessoas veem isso como uma oportunidade para criarem polêmica e terem seus nomes comentados, mesmo que não pelos motivos certos. E alguns conseguem, como é o caso do autor A.J. Finn, de A Mulher na Janela, que inventou um câncer, um sotaque inglês, dois doutorados, um irmão assassinado e muitas outras coisas. No final das contas, descobriu-se que ele possui uma bipolaridade e que muitas das histórias que contou são mentirosas.


No Brasil andamos tendo algumas polêmicas também - em menor escala, é claro - sobre autoras forjando a própria morte, outras inventando perseguições, chegando a criar contas fake para isso, e etc. Isso, sem contar escritores que inventam vendas mirabolantes e que se dizem best sellers, embora sejam facilmente mascarados.


Estamos em um mundo onde nem sempre a honestidade vale a pena, então, até que ponto uma mentira perigosa pode te levar longe? O quanto enganar as pessoas pode ser lucrativo? O que vocês acham sobre tudo isso? Deixem nos comentários, vamos discutir!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page