top of page
  • Qualis Editora

Sobre Antologias

Aproveitando o embalo do concurso da Qualis (Saiba mais AQUI), vamos falar sobre antologias?

Antologia (em grego, ανθολογία ou "coleção de flores") é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais e também o cinema) agrupados por temática, autoria ou período.

Na literatura, por norma, as antologias são formadas por diferentes textos (prosas ou versos) que são organizados dentro de um único volume, formando uma coletânea (coleção) de obras que abrangem um tema, período histórico ou autor específico.


A primeira antologia que se tem registro é de autoria do poeta grego Meléagro. No entanto, até meados do século XVIII a palavra "antologia" não era utilizada para se referir às coleções de textos literárias, mas sim termos como "florilégio", "romanceiro", "silvas" ou "flores".


De fato, etimologicamente, a palavra antologia se originou a partir do grego anthologias, que quer dizer "coleção de flores".


Para um leitor, o legal de se ler uma antologia é poder ler vários textos, de diferentes autores, conhecer novos trabalhos e vagar por histórias distintas sem precisar se aprofundar em romances mais longos.


Para um escritor, participar de uma antologia como as que a Qualis irá publicar, pode dar a chance de angariar novos leitores, conhecer outros autores que irão trocar experiências, além de ter um trabalho publicado.


Fonte: Significados


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page