top of page
  • Paulo César e Esther Monzú.

O valor do tempo.

Algumas rotinas que adotamos em nossos dias podem ser consideradas como universais, de validade quase que geral e irrestrita. Uma delas é a arte de planejar na cama.

Geralmente ao ir dormir ou ao acordar dedicamos alguns poucos minutos para a difícil tarefa de descortinar o dia por vir.

Outro “costume”, e esse muito característico do brasileiro é a arte do improviso. Deixamos para a última hora muitas decisões, muitos planejamentos. Muitas dessas decisões mereciam dias e dias de dedicação, elaboração e planejamento, mas são tomadas, muitas vezes, num breve instante, num lampejo, num estalo.

As vezes parece que nos falta a oportunidade de colocar a cabeça para fora da água. Respirar e voltar com tudo para nosso dia a dia.

Na maioria das vezes, quando nos damos conta da necessidade dessa “pausa”, desse freio de arrumação, é quando justamente ela mais nos faz falta. É naquela ocasião em que o planejamento, que o pensamento sobre, que a avaliação mais detida já não é mais possível que dela precisamos.

O pensamento lógico nos ensina que para aproveitar melhor o tempo, para otimizar nosso já atribulado dia a dia, faz-se necessário dedicar uma fatia dos nossos dias para a tarefa de nos planejarmos, para antevermos as situações e nos prepararmos para os mais variados cenários.

É bem verdade que nossos dias são, em sua grande maioria, extremamente corridos, com agenda lotada, compromissos à mil. Também é verdade que esse ritmo acelerado nos dá mais vontade, mais gana, mais desejo de fazer mais e mais.

Claro, isso num mundo onde você esteja fazendo o que realmente gosta, o que realmente tem vocação para fazer, aquilo que o realiza enquanto ser humano.

Mas e quando nos vemos na situação de termos de fazer determinadas tarefas que não nos agradam, que não nos dão prazer, que não satisfazem nosso espírito? Se com árduo planejamento já é difícil superar as metas e desafios que o dia a dia nos impõem, imagina se aventurando, vivendo um dia de cada vez? O que já nos é um fardo se torna uma montanha.

Somos bilhões de pessoas. Cada um e cada uma na sua imensa particularidade e singularidade. Isso nos transforma em uma espécie de raríssima beleza.

O problema é que muitas vezes escondemos parte dessa beleza e desse diferencial nessas nossas rotinas, nesses nossos costumes, que trabalham contra todo o nosso potencial.

Dediquemos mais tempo para valorizar nosso próprio tempo. A famosa frase do mercado financeiro carrega uma verdade de validade ampla para vários setores da vida: Tempo é dinheiro.

Nosso tempo tem valor. E um grande valor. Da mesma forma que planejamos nossos gastos financeiros, DEVEMOS planejar o gasto, ou melhor, o investimento de nosso tempo.

Planejar, pesquisar, avaliar, traçar metas, objetivos. De onde partimos e onde queremos chegar? O que vamos conquistar hoje? Quais obstáculos vamos superar? Essas perguntas que podem enganar pela sua simplicidade, na verdade, se bem respondidas, podem significar uma mudança de trajetória das nossas vidas, de nossos empreendimentos, de nossos sonhos.

É verdade que do caos nascem oportunidades, às vezes.

Agora também é verdade que de um ambiente planejado e pré-ordenado SEMPRE brotam oportunidades.

Comece de leve, mudando seus hábitos, planejando aos poucos, coisas pequenas, inserindo no seu dia a dia elementos de organização, de mapeamento, focando em um projeto e vá ampliando o alcance dessa prática até que você tenha planejado semanas, meses, empreendimentos de média e longa duração.

Quem planeja encurta as distâncias, suaviza os obstáculos e facilita os caminhos.

Para essa jornada, conte com a gente. Nós da Dinâmica nos preparamos dia a dia para ajudar a transformar as dificuldades do cotidiano em conquistas de sua vida.








Esther Monzú é sócia diretora da Dinâmica Consultoria e Marketing.

esthermonzu@dinamicamkt.com











Paulo César é sócio diretor da Dinâmica Consultoria e Marketing.

paulocesar@dinamicamkt.com



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page