top of page
  • Foto do escritorLuciane Rangel

5 filmes de anime da netflix que você não pode deixar de assistir

Olá, queridos! Eu sou Luciane Rangel. A partir de hoje, todas as quartas-feiras nós teremos um encontro marcado aqui no blog da Qualis, com assuntos envolvendo o universo geek. Sejam todos bem-vindos e fiquem à vontade!

 

Que tal aproveitar o finalzinho das férias para assistir a alguns filminhos de anime na netflix? Então separa a pipoca e anota as dicas! Trouxe hoje para vocês cinco sugestões para todos os gostos.


5- Ghost in the Shell (O Fantasma do Futuro)

É chegado em ficção científica? Então se prepara, que esta é uma daquelas de dar nó na cabeça. A animação é de 1995 e segue um estilo cyberpunk. A história se passa em 2029, quando a tecnologia cibernética está tão avançada que permite que o cérebro e o corpo humano se unam a peças eletrônicas. A protagonista, Major Motoko, foi tão modificada que de seu corpo original teria restado apenas um "fantasma" (“Ghost”, no original. Tanto na tradução da animação quanto do mangá aqui no Brasil, o termo ficou como “alma”). Na alma estão as lembranças e emoções das pessoas e dos ciborgues.


A animação foi fonte de inspiração para a franquia de filmes Matrix. Ah, e recentemente ganhou uma adaptação hollywoodiana, com Scarlett Johansson.

O filme gerou opiniões bem controversas. Por via das dúvidas, vá no anime, que não tem erro!




4- Ponyo – Uma amizade que veio do mar.

Porque Studio Ghibli é Studio Ghibli. O roteiro de Ponyo é do (maravilhoso!) Hayao Miyazaki e conta a linda história de amizade entre um menino de cinco anos e uma menina-peixe. Sabe aqueles filmes aparentemente feitos para o público infantil, mas com tantas reflexões e tantas mensagens que acaba encantando pessoas de todas as idades?

Se você gosta de histórias fofas, prepare-se para soltar muitos “Ôôôwn!”. Não encontrei outros filmes do Studio Ghibli na netflix, o que é uma pena (Poxa, Netflix!!).



3- O Jardim das Palavras

Porque um bom romance sempre vai bem, não é mesmo? E este é um dos mais maravilhosos que pude ver nos últimos anos.

Já começa pela qualidade da arte. Em várias cenas dá vontade de pausar só para absorver melhor os detalhes fotográficos da imagem. É pura perfeição! Sobre o enredo, é a história de um adolescente de 15 anos chamado Takao Akizuki, que desanimado de acompanhar suas aulas (quem nunca?), aproveita os dias de chuva para justificar a falta na escola e ir até um belo jardim de um parque, onde passa horas desenhando sapatos (seu sonho é se tornar um bem-sucedido designer de calçados). Até que um dia conhece Yukino Yukari, uma mulher de 27 anos que, por coincidência, também aproveitava o desânimo para faltar o trabalho e ir até o mesmo parque. Esses encontros se repetem em todos os dias de chuva, e a gente passa a, junto com eles, torcer para que chova.

É um filminho (infelizmente) bem curto, apenas 46 minutos. Mas vale muito a pena!



2- Akira

Um clássico é um clássico, né, amores? E Akira não entra nessa categoria em vão. O anime é de 1988, mas tem uma qualidade visual tão grande, que não perde em nada para animações feitas décadas depois.


Também é uma ficção científica, uma das histórias mais aclamadas do gênero até os dias atuais.

Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, na chamada de Neo-Tokyo, já que a cidade original foi completamente destruída vinte anos antes, durante terceira guerra mundial. Um dos membros da gangue, Tetsuo, é sequestrado por integrantes do exército e, a partir de então, passa por experiências que o fazem desenvolver poderes paranormais e inimagináveis. Como resultado acaba enlouquecendo, além de ter poderes que o igualam ao lendário Akira, responsável pela explosão ocorrida em 1988, que culminou na destruição da cidade. Em meio a isso, Kaneda se envolve com Kei, uma jovem aliada a espiões, que tem como objetivo decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.


O filme é baseado no mangá de mesmo nome, de Katsuhiro Otomo. A história foi tão premiada e aclamada no decorrer das últimas décadas, que o autor não parou de receber propostas de Hollywood para uma possível adaptação norte-americana. E parece que logo o filme live action vai finalmente sair. Agora é aguardar o resultado (e torcer para ser à altura da animação).



1- Your Name

O filme foi sucesso de bilheteria no Japão durante o seu lançamento, em 2016. Mais uma ótima pedida para quem ama um bom romance.


Uma adolescente chamada Mitsuha vive em um vilarejo no interior do Japão, e passa seus dias a sonhar com a vida agitada de Tóquio. Já na capital, o garoto Taki vive à procura de alguma coisa que ele não faz ideia do que seja. Em uma manhã, os dois acordam com os corpos trocados. É, eu sei... enredo clichê, do tipo que vemos em toneladas de livros, filmes e séries. Mas, acredite, Your Name consegue ter seu diferencial. A história de Mitsuha e Taiki se desenvolve com uma delicadeza capaz de arrancar lágrimas dos espectadores mais durões. Assista com um lencinho!

E aí, gostaram da lista? Tem algum longa de anime da netflix que você ama e não está no post? Deixa a dica aí nos comentários, que a gente vai amar conferir!

 

Luciane Rangel é escritora, autora dos livros Destinos de Papel e Contando Estrelas, publicados pela Qualis Editora.

Leitora tracinha, dobradora de papel, geek, dorameira, jedi, lufana, além de Sailor nas horas vagas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page