top of page
  • Foto do escritorLuciane Rangel

Top 5 mangás shoujo que você precisa conhecer

Hoje trouxe para vocês um top 5 cheio de amor!




Para quem não conhece o termo, Shoujo é o estilo de mangá direcionado para o público feminino e juvenil. É caracterizado por um traço mais leve e uma arte clara e menos poluída, e pode apresentar uma infinidade de temáticas: comédia, aventura, fantasia... mas quase sempre com muito romance.


Quer conhecer mais do gênero? Segue a listinha com 5 dicas!



5- Guerreiras Mágicas de Rayearth (CLAMP)


Volumes: 12 (edição antiga) 6 (edição mais recente)

Editora: JBC

Preço de capa: 16,90 (edição mais recente)



Pra começar, é CLAMP. E uma lista de shoujos não faria sentido se faltasse alguma obra do CLAMP.

Durante uma excursão escolar à torre de Tóquio, três estudantes: Hikaru, Umi e Fuu (na dublagem do anime no Brasil viraram Lucy, Marine e Ane) são convocadas para um mundo mágico para se tornarem Guerreiras Mágicas, e têm como missão resgatar a princesa, que fora raptada.


Uma bela pedida para quem curte histórias de fantasia, mundos fantásticos e garotas mágicas.



4- Aishiteruze baby (Yoko Maki)


Volumes: 7

Editora: Panini

Preço de capa: 8,90



Kippei era um adolescente sem maiores preocupações na vida, até que sua priminha Yuzuyu, de apenas cinco anos, vai morar em sua casa após ser abandonada pela mãe, e acaba ficando sob sua responsabilidade. Além dos dois, a história conta com vários outros personagens cativantes, e trata de temas pesados como bullying, abandono, transtornos alimentares, depressão, tudo de uma forma muito delicada e sensível.


Em resumo: é uma fofura!



3- Sailor Moon (Naoko Takeuchi)


Volumes: 12 (+2 de histórias extras)

Editora: JBC

Preço de capa: 16,50



Eu JAMAIS faria uma lista de shoujos sem incluir este clássico dos clássicos! Sailor Moon foi um dos grandes responsáveis pela abertura do mercado ocidental para os animes e mangás do gênero.


Mais um título para amantes do gênero “garotas mágicas”, a história gira em torno de defensoras renascidas de um reino que está ameaçado novamente pelas forças do mal. As personagens principais — as Sailors – são adolescentes que podem se transformar em heroínas representando a Lua e os planetas. Talvez o maior destaque da série seja a profundidade das personagens e as relações de amizade entre elas.



2- Peach Girl (Miwa Ueda)


Volumes 26 (série incompleta no Brasil)

Editora: Panini

Preço de capa: 3,90



Momo Adachi é uma jovem colegial que possui características que contrariam o padrão de beleza japonês, o que a leva a sofrer uma série de assédios nas ruas, além do clássico bullying escolar. Mais um mangá que trata de temas bem sérios e ainda atuais (mesmo sendo uma publicação de 1999).


Apesar da história maravilhosa, infelizmente o mangá teve sua publicação cancelada no Brasil faltando pouquíssimos volumes para o final. Vacilo, Panini!

Nessa onda recente de republicações, a gente torce para que alguma editora se interesse pela série.



1- Vitamin (Keiko Suenobu)


Volume único

Editora JBC

Preço de capa: R$ 14,90



Provavelmente a história mais forte dentre as da lista, tanto que a censura do mangá é de 18 anos.


Yarimitsu Sawako é uma colegial que tem um namorado abusivo, com o qual certo dia é flagrada tendo relações sexuais. Deste então, ela ganha fama de "vadia" e passa a sofrer uma sequência bem pesada de bullying de seus colegas. Com isso, aos pouco ela acaba abandonando a escola e entrando em um profundo estado de depressão.


Poderia ser apenas uma história triste com o final trágico, mas o ponto alto deste mangá é justamente mostrar como essa menina consegue dar a volta por cima, além de, mesmo em um momento tão difícil, resgatar e correr atrás de seu maior sonho. Um enredo emocionante e motivador.


 

Como foi uma tarefa bem difícil selecionar apenas 5 shoujos para esta lista, já adianto que em breve teremos uma parte 2, com mais 5 títulos que vocês não podem deixar de conhecer.

Sugestões? Deixem aí nos comentários!


 

Luciane Rangel é escritora, autora dos livros Destinos de Papel e Contando Estrelas, publicados pela Qualis Editora.

Leitora tracinha, dobradora de papel, geek, dorameira, jedi, lufana, além de Sailor nas horas vagas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page