top of page
  • Qualis - Comunicação

Dia dos Namorados

Como muita gente já sabe, o dia dos namorados, no Brasil, é comemorado dia 12 de junho (hoje). Mas vocês conhecem a história por trás da data?


Vamos conhecer?

Para começar, vale informar que a data oficial de comemoração do dia dos namorados, em todos os outros países do mundo é 14 de Fevereiro. E a partir daí, já vamos entender o porquê.


Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II, que acreditava que soldados solteiros eram melhores combatentes, por não ficarem pensando em suas esposas durante a luta.

Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, de forma secreta.

Ao ser descoberto, foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento.


O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270, por isso a data é tão importante.


Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.


No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.


Então, agora que você conhece a história, feliz dia dos Namorados para você. Comemore com seu amor ou com qualquer pessoa que você ame; o importante é espalhar o sentimento por toda parte.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page