• Qualis | Comunicação

Mas, afinal, o que é ser um geek?


Já há algum tempo mantemos essa coluna aqui no blog da Qualis, falando sobre cultura "geek", mas nunca paramos para explicar o que realmente é ser geek.

Tudo bem que o termo caiu na moda, hoje em dia é legal ser geek, mas vamos dar uma rápida explicação para que você possa descobrir se se enquadra no grupo.

GEEK é uma expressão americanizada, para começar. Trata-se de uma gíria, quase um sinônimo para NERD, usada para referir-se a pessoas com gostos peculiares, principalmente por games, RPG, tecnologia, histórias em quadrinho, livros, determinados filmes e séries.

Esta palavra teve sua origem ainda do século XIX, mais precisamente por volta dos da década de 1870, onde começou a ser usada para definir pessoas bobas, artistas de rua que realizavam performances bizarras (como comer vidro, por exemplo), mas com o passar dos anos, a palavra foi ganhando outro significado. Quando a Internet tornou-se popular nos anos 90, já no século XX, o termo ganhou um sentido mais positivo, definindo um novo estilo de vida no qual os indivíduos se identificam e se sentem mais confortáveis.

O “Jargon File”, um dicionário criado pelos pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Há vários tipos de geeks. Os que são fãs de computadores, fãs de games (incluindo eletrônicos e de tabuleiro), fãs de ficção científica e fantasia (incluindo filmes, livros e seriados), os fãs de rock e heavy metal, otakus (que são os fãs de cultura japonesa, incluindo animes e mangás), etc.

Apesar de ser um nome alternativo para nerd, há diferenças entre os dois termos.

O Nerd é considerado aquele que se dedica com mais afinco aos estudos, que possui conhecimentos específicos em determinados assuntos, como física quântica, binários, programação... Eles são normalmente mais introspectivos e não têm tanta facilidade de se relacionarem socialmente. Já o Geek possui interesses e estilos de vida diferentes. Eles têm muito apreço pela cultura pop, novidades tecnológicas e interagem melhor em sociedade.

Além de nerd, existem outros sinônimos para geek, como dweeb e dork , gírias em inglês bastante usadas pelos adolescentes americanos, mas que têm significados semelhantes.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Omelete, aqueles que se denominam nerds ou geeks listaram séries como Game of Thrones e Breaking Bad como suas favoritas e Batman e Homem Aranha como seus heróis favoritos. Este público lidera o consumo de serviços de streaming e vídeo on demand. 50,3% dos entrevistados afirmou possuir Netflix, enquanto apenas 32,9% não usava nenhuma plataforma ainda. (Fonte: Oficina da Net).

E aí? Você se enquadra nesta denominação? Se sim, conta para nós o que está achando da nossa coluna de toda quarta-feira e sugira alguns temas legais!

Até a próxima!

#geek #Nerd #Curiosidades #Definição

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45