• Qualis | Comunicação

Ser Leitor...


O café começa a fumegar na cafeteira, uma chuvinha gostosa cai lá fora, iniciando a mais perfeita trilha sonora possível, e aquele cheirinho de papel novo penetra suas narinas trazendo uma deliciosa sensação de aconchego.

Os dedos passeiam pelas lombadas, analisando os títulos, as opções. Na maioria das vezes, são tantas que a gente fica um pouco indeciso para escolher... Mas isso até que um deles chama a sua atenção. Até que captura seus olhos como se fosse um imã.

E aí você já sabe que é hora daquela história ser lida.

Cada livro tem seu momento certo para ser escolhido na estante, no meio de tantos outros. Cada personagem tem o tempo perfeito para entrar em sua vida. Porque todos eles nos deixam alguma marca. Seja ela boa ou ruim. Seja puro amor ou indiferença. Nunca terminamos uma leitura iguais.

Com nosso tesouro escolhido nas mãos, é hora de encontrar um marcador que combine, separar os post-its, além do lugar perfeito. Sem muito barulho, sem interrupções, com uma iluminação adequada. Uma poltrona confortável, um sofá... a cama. Tem lugar melhor para ler do que entre nossos edredons e travesseiros?

Então, você e seus inseparáveis companheiros - o café e o livro - mergulham naquele momento que beira a perfeição: quando você adentra uma fantasia quase etérea, ambientada no mundo da sua imaginação. Você sonha, torce, sofre, vibra, gargalha... são muitas emoções à flor da pele. Muitos sentimentos conflitantes, muitas incertezas.

Dizem que o leitor é um ser solitário. Ler é um prazer muito particular. Não deixa de ser... mas a verdade é que com um livro nas mãos, você jamais se sente sozinho. Há tanto a explorar, tanto a conhecer... Muitas vozes a ouvir e caminhos a seguir.

As horas vão passando nesta suave monotonia, dando uma sensação de paz que não é conquistada em nenhuma outra atividade, ao menos por nós. Durante os breves instantes de leitura, somos princesas, príncipes, guerreiras, condessas, piratas, CEOs, vampiros, deusas, policiais... somos o que quisermos ser. Vivemos em Nárnia, na Inglaterra do Séc. XVIII, na Escócia na época dos Highlanders, em um mundo distópico, em Hogwarts... em qualquer mundo que queiramos estar.

Quem lê navega mares jamais explorados. Vive mil vidas de uma vez. Sonha alto... sonha feliz.

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br.

#CRÔNICA #SERLEITOR #leitores #papodeleitor

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45