Somos erro e acerto. Somos luz e escuridão.
Somos tempestade e calmaria; somos medo, somos coragem.
Sabemos ser princesas e guerreiras; damos conta do mundo em nossas costas. Sorrimos enquanto o coração aperta no peito; guardamos sentimentos, mas sabemos explodir de amor e ódio com a mesma intensidade.
Somos ponderadas, somos a força delicada que move o dia a dia. Somos incerteza, somos sabedoria, somos imprevisíveis.
Cada parte de nós é feita de emoções, de sonhos... Somos música, poesia, somos romance, drama e comédia... somos mistério e final feliz.
Enxergamos o mundo como nosso palco, vivemos a vida sendo personagens de nossas histórias. Tecemos nosso destino como se fossem páginas de um livro, escrevemos nossos erros e acertos todos os dias, buscando sermos nossas melhores versões. Buscando a esperança que tanto tentam arrancar de nós.
Somos diminuídas, menosprezadas, postas a prova o tempo inteiro. Acusam-nos de sermos o sexo frágil, querem nos moldar, controlar e prender. Há medo em nossos corações quando saímos às ruas, quando somos condicionadas a nos vestirmos ou a agir como todos acham que é certo. Somos julgadas como profissionais, como mães, como seres humanos. Algemam nossos pensamentos a todo tempo, jogam-nos em arenas obrigando-nos a competirmos umas com as outras desde o berço.
Cobram-nos aparências perfeitas, utópicas, comparam-nos, objetificam-nos. Roubam nossas vozes, enquanto gritamos por dentro...
E ainda assim, erguemo-nos, firmes, caminhando com pés estáveis, mesmo pelos caminhos pedregosos por onde a vida abre suas estradas. Seguimos em frente, sem nem saber onde iremos chegar, esperando a luz no fim do túnel.
Porque somos mulheres.
E porque nós somos, a vida também é.
Um feliz dia das mulheres a todas nós, que possamos festejar esse dia e todos os direitos que já conquistamos, mas que também tenhamos clareza que ainda temos muito pelo que lutar, principalmente em busca de melhores condições de trabalho e igualdade de gênero!