• Qualis - Comunicação

O que é o NaNoWriMo?

Ontem, dia 1º. de abril, teve início o chamado Camp NaNoWriMo, que é um aquecimento para o desafio oficial que acontece em Novembro.


Mas, afinal de contas, o que é o NaNoWriMo?

Vamos começar pela sigla, que quer dizer: National Novel Writing Month, que significa: Mês Nacional de Escrita de Novela, em uma tradução livre e literal.


Mas o que isso quer dizer?


Quer dizer que pessoas do mundo inteiro se dedicam durante 30 dias a escreverem um romance de no mínimo 50.000 palavras (que equivale a, em média, umas 170 páginas, dependendo da formatação e fonte utilizada). Isso, por dia, equivale a 1666 palavras.


Pessoas de todo o mundo se unem para cumprir o desafio, formando uma comunidade online onde acontecem duelos de escrita, sprints e muita motivação.


O projeto começou em 1999, com apenas 22 participantes, e muitos autores famosos escreveram seus best sellers durante o NaNoWriMo. Por exemplo:


- Stephanie Perkins - Anna e o Beijo Francês

- Marissa Meyer - Cinder

- Sara Gruen - Água para Elefantes

- Rainbow Rowell - Fangirl

- Carrie Ryan - A Floresta de Mãos e Dentes


E muitos outros...


Apesar de o desafio oficial acontecer apenas em Novembro, outros dois aquecimentos acontecem durante o ano, em Abril e em Julho.


Há um site para que o escritor possa cadastrar sua história e ter acesso às estatísticas de escrita, qual a média de palavras que vem escrevendo por dia, quantas ainda precisará escrever para cumprir a meta total. Tudo isso gera uma enorme motivação. No final do desafio, você deve colar todo o texto de sua história no site para validar sua participação. Apesar disso, o sistema não guarda sua história por lá, deixando-a protegida. Ou seja, você não precisará publicar o texto para ninguém ver, é apenas uma contagem de palavras.


Agora em Abril está rolando o Camp NaNoWriMo, e se você quiser participar, segue abaixo o site para cadastrar sua história:


https://campnanowrimo.org

No Camp, a única regrinha diferente é que, por ser um aquecimento, você poderá criar um projeto menor, se quiser, com menos palavras. Ou até um maior, se você for mais ousado. Diferente do NaNo oficial, onde a meta é SEMPRE 50.000 palavras, no Camp você pode delimitar o tamanho de seu projeto, como preferir.


Então? Está com um projeto atrasado ou preso na gaveta? Aproveita este mês para colocá-lo em prática.


Aqui no blog da Qualis, tiraremos vários dias do mês para darmos dicas de escrita para te ajudar neste projeto! Fique ligado!

MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45