top of page
  • Qualis - Comunicação

O que é o NaNoWriMo?

Ontem, dia 1º. de abril, teve início o chamado Camp NaNoWriMo, que é um aquecimento para o desafio oficial que acontece em Novembro.


Mas, afinal de contas, o que é o NaNoWriMo?

Vamos começar pela sigla, que quer dizer: National Novel Writing Month, que significa: Mês Nacional de Escrita de Novela, em uma tradução livre e literal.


Mas o que isso quer dizer?


Quer dizer que pessoas do mundo inteiro se dedicam durante 30 dias a escreverem um romance de no mínimo 50.000 palavras (que equivale a, em média, umas 170 páginas, dependendo da formatação e fonte utilizada). Isso, por dia, equivale a 1666 palavras.


Pessoas de todo o mundo se unem para cumprir o desafio, formando uma comunidade online onde acontecem duelos de escrita, sprints e muita motivação.


O projeto começou em 1999, com apenas 22 participantes, e muitos autores famosos escreveram seus best sellers durante o NaNoWriMo. Por exemplo:


- Stephanie Perkins - Anna e o Beijo Francês

- Marissa Meyer - Cinder

- Sara Gruen - Água para Elefantes

- Rainbow Rowell - Fangirl

- Carrie Ryan - A Floresta de Mãos e Dentes


E muitos outros...


Apesar de o desafio oficial acontecer apenas em Novembro, outros dois aquecimentos acontecem durante o ano, em Abril e em Julho.


Há um site para que o escritor possa cadastrar sua história e ter acesso às estatísticas de escrita, qual a média de palavras que vem escrevendo por dia, quantas ainda precisará escrever para cumprir a meta total. Tudo isso gera uma enorme motivação. No final do desafio, você deve colar todo o texto de sua história no site para validar sua participação. Apesar disso, o sistema não guarda sua história por lá, deixando-a protegida. Ou seja, você não precisará publicar o texto para ninguém ver, é apenas uma contagem de palavras.


Agora em Abril está rolando o Camp NaNoWriMo, e se você quiser participar, segue abaixo o site para cadastrar sua história:


No Camp, a única regrinha diferente é que, por ser um aquecimento, você poderá criar um projeto menor, se quiser, com menos palavras. Ou até um maior, se você for mais ousado. Diferente do NaNo oficial, onde a meta é SEMPRE 50.000 palavras, no Camp você pode delimitar o tamanho de seu projeto, como preferir.


Então? Está com um projeto atrasado ou preso na gaveta? Aproveita este mês para colocá-lo em prática.


Aqui no blog da Qualis, tiraremos vários dias do mês para darmos dicas de escrita para te ajudar neste projeto! Fique ligado!

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page