top of page
  • Qualis - Comunicação

A Febre dos Bullet Journals

Você sabe o que é um Bullet Journal? Trata-se de uma técnica de organização, com legendas e tópicos, que lembra, ao mesmo tempo, uma agenda e um diário.


O Bullet Journal ganhou este nome em 2015, por Ryder Carroll. Este cara percebeu que muitos designers e outros profissionais, principalmente da área de tecnologia, estavam preferindo cada vez mais usar o bom e velho papel para criar seus planejamentos, registrar ideias e listar tarefas.


O método de Ryder reúne em um só lugar todos os aspectos do dia-a-dia: tarefas, lembretes, planos de uma próxima viagem, compromissos futuros, listas de livros a ler e comprar, filmes e seriados a assistir... Enfim! O que mais te der na telha.


O mais legal de um Bullet Journal é você deixar sua criatividade ganhar asas. Desenhos, ornamentação caprichada, post-its, washi tapes, adesivos. Você meio que vira criança novamente com lápis de cor e canetas coloridas na mão.

Claro que você também pode se dedicar a criar um mais simples, sem muitas cores, só mesmo para se organizar e deixar suas anotações mais importantes. Aí vai da sua disponibilidade e tempo para se dedicar à tarefa.


Porém, se você quiser se dedicar a cair dentro do projeto e quiser total imersão, há vários lugares onde buscar inspiração, desde Instagram, YouTube e Pinterest. Pessoas de todo o mundo fazem vídeos e postam fotos de seus BuJos (apelido carinhoso), com suas páginas decoradas, e muitos ainda demonstram o passo a passo de sua criatividade. Dá para copiar ou se inspirar facilmente.


Ou... nem sempre tão facilmente, porque tem uma galera muito profissional no desenho por aí...


O legal do Bullet Journal é que você não necessariamente precisa iniciá-lo no começo do ano, em Janeiro. Dá para começar, agora em Abril, e você pode usá-lo para tudo, até para fazer a lista de compras do mercado, fazer um acompanhamento de dieta, de hábitos, a quantidade de água que bebe por dia, planejamento de escrita, tarefas da semana, lista de coisas boas que acontecem no seu dia a dia, e até mesmo criar uma parte de desabafo, como um diário mesmo, para desabafar suas frustrações, anotar conquistas e sonhos.


Muitos dizem que o Bullet Journal é terapêutico, e até mesmo psicólogos recomendam a criação de um para seus pacientes.



Há algumas regrinhas de legendas criadas por Carroll, mas não é necessário segui-las, é claro. Ainda assim, segue aqui o link de um site que explica mais ou menos como funciona:


Vamos deixar também o link para o site oficial do Bullet Journal, onde você encontrará também outras informações que podem te ajudar a criar o seu:





128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page