top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Dica de Escrita Criativa #3 - 7 dicas essenciais para terminar o seu livro

Muitos dizem que começar é fácil... terminar já é outra história.

Eu, no entanto, acho que todo o processo tem suas dificuldades. Muitas vezes, aquele arquivo em branco do Word me dá um verdadeiro pânico, porque não faço ideia de como começar a contar a história que idealizei. Em outras, o meio se mostra completamente confuso e desanimador. E o fim? Como dar o desfecho perfeito a um enredo que você considera tão especial?


Não existe uma fórmula que eu possa te passar e que te faça miraculosamente começar e terminar o livro que você tanto sonha em concluir. Porém, há algumas dicas que podem te ajudar a criar uma rotina e ter mais foco para ir até o fim sem muitos percalços.

1- Separe um horário certo para a escrita

Especialistas dizem que nosso cérebro é facilmente controlável. Quando estabelecemos um hábito, ele simplesmente obedece o comando e acostuma-se à tarefa. Por exemplo, quando vamos à academia em um mesmo horário todos os dias, nosso corpo acaba sentindo falta do exercício e da endorfina. O mesmo acontece com a escrita. Se condicionarmos nossa criatividade a funcionar por um determinado período do dia (por exemplo: todos os dias de 14h às 15h), estaremos sempre motivados e prontos neste horário para aquela atividade.


2- Desligue-se de mídias sociais

Caso realmente estabeleça um horário para a escrita, use-o completamente para isso. Deixe de lado Facebook, Instagram e afins, mantendo foco total na tarefa. Se achar necessário, utilize aplicativos e programas que travam o computador, prendendo-o na tela do arquivo. Um exemplo que eu utilizo e é excelente chama-se COLD TURKEY. Ele gera arquivos em .txt, que podem ser exportados e copiados depois para o Word. Ele é gratuito e ajuda muito.

3- Escreva agora e edite depois

Muitas vezes abandonamos um projeto porque acreditamos que ele não está bom o suficiente. Porém, na maioria das vezes, é apenas uma impressão. Tente não reler seu texto durante o processo de escrita ou vai querer mudar muitas coisas, e agora não é o momento para isso. Termine a história, ponha o ponto final e depois volte para lapidá-la. Vá com calma, aparando as arestas e você verá que a maioria dos projetos que seguiram por um caminho diferente podem ser salvos.

4- Utilize o método Pomodoro

O método Pomodoro consiste em focar-se apenas na escrita (no nosso caso) durante um determinado período (normalmente 25 a 30 minutos) e, depois, tirar um descanso de uns 10 minutos. Esta estratégia te ajuda a se manter focado, já que está comprovado que pausas frequentes auxiliam na agilidade mental.

O aplicativo mencionado na dica nº 2 pode te ajudar com isso, já que ele possui um cronômetro, que você poderá ajustar para quanto tempo achar necessário.


5- Faça parcerias

Se você tiver algum amigo que também está escrevendo um livro, combine com ele um horário onde possam escrever juntos, mesmo à distância. Façam pequenos duelos de palavras, onde quem escrever mais ganhará um prêmio (uma coisa simbólica, é claro). Dê e receba incentivo de alguém com o mesmo objetivo que você. No final das contas, verá que será muito proveitoso, além de divertido.


6- Crie roteiros para seu livro

Esta é a dica mais básica para evitar bloqueios de escrita. Quando você sabe exatamente para onde sua história precisa ir, é muito mais fácil focar na tarefa. Crie tópicos de tudo que precisa acontecer nos capítulos. Cena por cena. Utilize o método que mais te convier: caderno, Scrivener, documento de Excel, não importa. Descubra suas preferências, mas mantenha uma organização, um planejamento. Isso te manterá interessado no projeto e seguro de onde ele precisará chegar.


7- Descubra o que funciona para você

Cada escritor tem suas manias, e cada um tem suas preferências durante o processo criativo. Eu adoro ouvir música enquanto escrevo, mas conheço pessoas que preferem absoluto silêncio. Outras, gostam de escrever com o notebook no colo, deitadas na cama; algumas, preferem uma mesa, como em um escritório. Várias precisam de café ao lado para se manter em alerta... E por aí vai. Descubra o melhor ambiente, o melhor clima, a melhor hora, a melhor luz... Qualquer coisa pode ajudar, mesmo que seja um incenso ou o barulhinho da chuva (há vídeos no YouTube com horas e horas de barulhos da natureza). Não adianta tentar imitar o que funciona para um colega; você precisa ditar as regras em seu ambiente de trabalho.


Espero que estas dicas possam te ajudar a terminar aquele projeto engavetado, hein!

Contem depois para mim qual delas funcionou mais e quais outras vocês deixariam para colegas na mesma situação!

 

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page