top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Dicas para escrever uma boa redação

Embora fale-se muito sobre redação em épocas de ENEM, nós sabemos que não é em cima da hora que você precisa começar a treinar, não é mesmo?

Por isso, hoje decidi trazer algumas dicas de estruturação de redação dissertativa, que é a mais pedida em provas e concursos de todos os tipos.

Confira:

Para começar, o que é uma redação dissertativa?


Trata-se das exposições e defesas de uma determinada ideia, sendo esta verificada e debatida através de argumentos, com demonstrações de um ponto de vista básico, baseado em dados e fatos.


Uma vez, portanto, que é necessário trabalhar com ideias fundamentadas, é necessário que se mantenha uma organização na hora de escrever o texto, uma estrutura bem montada.


É necessário também que uma boa redação dissertativa tenha começo, meio e fim. Ou seja, uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.


A introdução é a apresentação de sua ideia, que precisa ser demonstrada de maneira clara e simples, enumerando os questionamentos. E não se esqueça que estes questionamentos precisam ser respondidos e esclarecidos ao longo do texto, ou isso será considerado um erro gravíssimo.


Depois da introdução, é necessário preparar muito bem o seu desenvolvimento, já que é a parte do texto onde as ideias apresentadas na introdução serão defendidas, argumentadas e fundamentadas. Algumas perguntas que podem ser feitas para te auxiliar: “Como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências?”, “Como isso acontece?”.


A conclusão é o momento onde você irá dar um desfecho para suas ideias, fazendo um breve resumo do que foi explanado acima, propondo uma resolução. Você pode usar este espaço para apresentar as lições que podem ser tiradas do que foi dito, respondendo ao que foi questionado.


Além de tudo isso, é importante que você se atenha ao número de linhas solicitados, que revise seu texto, evitando ao máximo os erros gramaticais e, principalmente, ater-se sempre ao tema proposto. Leia bem o enunciado e interprete o que está sendo pedido com calma.


Algumas dicas, antes de terminarmos, de perguntas que irão te ajudar na construção de sua redação:


  1. Qual o problema?

  2. Por que se trata de um problema?

  3. Quais as causas para tal problema?

  4. Há alguma solução?

  5. Como e por que colocar tal solução em prática?

  6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?











Se você seguir esse passo a passo, sem dúvidas fará uma redação incrível!

 

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page