top of page
  • Qualis - Comunicação

Tudo que você precisa saber sobre a Bienal

Faltam menos de dois meses para o evento mais aguardado da literatura no país. Daqui em diante, a ansiedade começa a chegar a níveis astronômicos, e nós fazemos contagem regressiva para que os dias de trabalho intenso, de correria e de puro amor aos livros tenham início.


Este ano, a Bienal acontecerá em São Paulo, mais precisamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi, do dia 3 a 12 de agosto.


A Qualis terá sua participação, com um estande super lindo, onde vários de seus autores participarão de eventos, de sessões de autógrafo e vários lançamentos de livros maravilhosos. O endereço da Qualis este ano é o Estande K08, bem pertinho da Arena Cultural!


Mas quais são as coisas mais imperdíveis de uma Bienal, e por que você não pode ficar de fora dela de jeito nenhum?

1- Você encontrará estandes de editoras onde poderá comprar os livros da Wishlist. Muitas vezes estas editoras optam por deixar os títulos com valores bem mais em conta, ou estabelecem descontos progressivos. Vale a pena conferir.


2- Há eventos sempre muito interessantes dentro da Bienal. Bate-papos com autores, mesas redondas, sessões de autógrafos com escritores internacionais, palestras... A programação é sempre variada e pronta para agradar a todos os gostos.


3- Trata-se do local onde você encontrará a maior concentração de autores nacionais por metro quadrado. Vá aos estandes e pergunte aos funcionários se há algum autor perdido por lá. Normalmente, sim, e eles, muitas vezes, estão disponíveis para contar suas histórias e autografarem seus livros. A chance de você levar para casa vários livros assinados é muito grande.


4- Se você é blogueiro, autor, professor, jornalista, profissional do livro ou livreiro, pode conseguir uma entrada gratuita para a Bienal. Mas para isso, você precisará entrar no site oficial do evento e cadastrar-se. O passo a passo é simples e vale muito a pena. Imagina poder entrar todos os dias no 0800?


5- Se você é autor, a Bienal é uma ótima oportunidade para contatos. Muitos editores ficam nos estandes, e eles recebem escritores para conversar. Se você tem um original que acha sensacional, não deixe de levá-lo (ou em um pendrive ou impresso) e muito menos de exercer a cara de pau entregando-o em alguns estandes. Além dos contatos com editores, é muito legal também fazer contatos com outros autores, com profissionais do livro e com leitores.


6- Se você é aficionado por marcadores, também tem o seu espaço. A maioria das editoras disponibiliza esse tipo de brinde de seus livros para que possam ser distribuídos. Na maioria das vezes, eles ficam super expostos. Mas vamos sair catando com parcimônia, hein, galera? Nada de encher a mão com um marcador de um mesmo título, porque mais pessoas também têm o direito de pegar.


7- Algumas editoras dão um verdadeiro show com seus estandes, e você pode usar os elementos para tirar fotos iradas. A Qualis, por exemplo, no ano passado, fez um totem incrível do seu livro Princesas GPower, que encantou desde crianças até adultos, que quiseram tirar fotos com as princesas da história!


8- Muito importante é avisar que as comidas e as bebidas dentro do evento são caras, então, se você estiver disposto a passar o dia inteiro por lá, não se esqueça de levar algo para comer e beber.


9- Lá em SP, se você decidir ir de transporte público, uma excelente opção é o metrô. A estação mais próxima é a Portuguesa-Tietê, e nela há um ônibus especial que te conecta ao Anhembi.


10- Dica mais do que especial: vá com um calçado confortável, uma roupa que te deixe à vontade e, de preferência, se você tem planos de comprar muitos livros, leve uma mala de rodinhas. Isso irá poupar a sua coluna. A Bienal é um evento cansativo, grande, normalmente está cheio, e evitar a exaustão deve ser a sua primeira preocupação. Beba muita água também, para não desidratar. E tenha um casaco consigo. O Anhembi costuma ser friozinho à noite!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page