top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Dica para Escritores: Amazon e Wattpad

Olá, pessoal!

Hoje vou trazer mais uma dica aqui para quem está perdido neste mercado editorial.

Todo mundo que tem vontade de ser escritor sonha em ver seu livro impresso, tê-lo nas mãos, vê-lo nas prateleiras de livrarias... Mas a verdade é que até chegar neste estágio, o caminho é muito longo.

Como já conversamos outras vezes, é muito difícil que uma editora invista no trabalho de um autor completamente desconhecido, por isso, criar uma base de leitores é muito importante para que uma empresa te enxergue e comece a pensar em te contratar.


E uma excelente dica é: comece com publicações online!


Atualmente, temos duas plataformas mais famosas que podem ser utilizadas como porta de entrada para um autor se destacar: a Amazon e o Wattpad.


Hoje vou falar um pouquinho das duas, para que você decida o melhor caminho a trilhar.

O Wattpad é uma plataforma online, onde autores publicam suas histórias completamente de graça, e leitores podem lê-las da mesma forma, sem pagar nada.

As publicações normalmente são feitas de forma seriada, um ou dois capítulos por semana, como acontecia na época dos escritores clássicos e seus folhetins.

Há uma comunidade imensa de leitores nesta plataforma, pessoas que curtem literatura de todos os gêneros, então, sem dúvidas, com um pouco de boa vontade e divulgação, você conseguirá encontrar apreciadores do seu trabalho.


E aí você vai me dizer: "Ah, Bia, mas eu escrevi meu livro com tanto amor, levei meses para finalizá-lo, não quero disponibilizá-lo de graça".


Posso dizer, com segurança, que divulgação do tamanho da que o Wattpad proporciona, sairia bem mais cara, caso você fosse pagar. Há muitos escritores que hoje são BestSellers e que começaram na plataforma, com publicações gratuitas, mas que hoje figuram em boas editoras. Aqui na Qualis, várias autoras vieram do Wattpad, e até mesmo quem já tem seu espaço, ainda lança livros por lá. O meu caso, por exemplo.


Vale muito a pena. Além do mais, nada impede de depois de você publicar o texto no Wattpad ele ser publicado na Amazon, em físico de forma independente ou de uma editora se interessar por ele.


Lá fora, recentemente, um livro chamado "A Barraca do Beijo" tornou-se filme no Netflix, e ele veio do Wattpad. Então, pense com carinho nesta opção.

A Amazon é um site conhecido mundialmente. Empresa consolidada, sempre uma boa opção para fazermos nossas compras, pois tem preços excelentes e prazos de entrega muito bons (não, eu não estou fazendo propaganda). Mas o que pouca gente sabe é que a Amazon abre muitas portas para autores iniciantes.


Publicar um e-book na Amazon é muito simples. Você só precisa de uma boa capa, um título atraente e uma sinopse instigante. Ah, e claro, muita divulgação.


Tudo o que a Amazon pede por hospedar o seu livro em seu site é uma porcentagem, que você mesmo escolhe (se será de 35% ou 70%, isso vai variar com o preço que escolher para seu e-book). Além disso, tanto os autores quanto os leitores se beneficiam com o serviço de Kindle Unlimited, pois é algo como um Netflix, onde você paga uma quantia por mês e tem acesso a alugar 10 livros de uma vez. Ao ler um, você o devolve e pode pegar outro no lugar. Os autores que inserem seu livro nesta modalidade poderão ganhar por páginas lidas, o que, normalmente, garante uma quantia bem razoável, se houver uma boa demanda para sua obra.


A visibilidade que a Amazon oferece é enorme, e, ainda por cima, tem uma galera se sustentando com a grana recebida. Ou seja, é uma forma muito decente de se começar, de ser visto e ainda ter algum lucro com seus textos.



Ou seja, não tem mais desculpa para você não tirar aquele original perdido da gaveta!

Tente a opção que mais te convier e boa sorte!

 

BIA CARVALHO tem 31 anos, é carioca e autora da Trilogia das Cartas, cujos direitos foram adquiridos para publicação na Argentina, pela Ed. DeCiutiis, e do BestSeller da Amazon, Horas Noturnas. Em 2016, seu conto Ao Anoitecer foi publicado na antologia O Livro Delas, pela Editora Rocco, oriunda do projeto LitGirls Br.

639 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page