top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Escritor, não tenha medo de...

Quando começamos a carreira de escritor, muitas coisas passam pela nossa cabeça: o sonho parece pulsar dentro do coração, escrevemos como se não houvesse amanhã, temos ilusões... mas, principalmente, temos inseguranças e medos.


Conforme vamos avançando no tabuleiro do mercado editorial, vamos percebendo e aprendendo algumas coisas.


Quem sou eu para dar esse tipo de dica, mas como estou na pista há uns 7 anos, acho que posso falar um pouquinho sobre minha experiência e listar 5 coisas das quais o escritor não pode ter medo, contra as quais ele deve lutar ou se jogar de cabeça.

1- OUVIR NÃOS

Eles serão muitos na sua carreira, principalmente quando submeter seu trabalho a agentes ou a editoras. A não ser que você seja uma pessoa extremamente sortuda ou que planeje muito bem sua entrada no mercado, tenha em mente que algumas negativas farão parte da sua jornada.

Não tenha medo delas. São normais e te farão crescer. Muitas vezes elas vêm acompanhadas de dicas preciosas, que você poderá usar para, num futuro, tentar de novo.


2- CRÍTICAS

Ninguém nunca agrada a todo mundo 100%. Seu livro pode realmente ser ótimo, mas não ser aprovado por uma, duas pessoas. Isso não quer dizer que você é um péssimo escritor, quer dizer que pessoas têm gostos diferentes.

Ouça as críticas e tente aprender com elas. Isso, é claro, se forem construtivas, pois sempre existirão pessoas para denegrirem o trabalho alheio sem nenhum respeito ou conhecimento de causa. Haters existem, sim, e você poderá se deparar com alguns ao longo do seu caminho.


3- FAZER MUDANÇAS NO LIVRO

Quando o item número 2 passa a fazer parte da nossa vida, e quando sabemos aproveitá-lo de maneira a nos permitir crescer, só temos a ganhar, porém, muitas vezes, para aprimorar um trabalho que recebeu críticas precisamos fazer mudanças. Por mais legal que nosso texto seja, sempre há uma forma de deixá-lo melhor ainda.

E, muitas vezes, isso deve ser feito em um trabalho inédito também. Não tenha medo de cortar cenas, de reescrever, lapidar, de encontrar formas de desfazer emaranhados, tapar buracos ou consertar problemas. Quando terminamos de escrever, nenhum texto está perfeito. São necessárias muitas novas leituras para chegar a um resultado satisfatório.


4- CONFIAR NO EDITOR

Se você já tem uma editora, com profissionais que estão ali para mexer no seu trabalho, confie no que dizem. Não apenas a respeito do texto, mas em suas decisões sobre capas, estratégias de divulgação, diagramação e etc..

Tudo o que ele quer é sempre o melhor para o seu livro, pois, para ele, é tão interessante que o produto venda quanto para você. Trabalhar junto com este profissional é uma sorte, pois, muitas vezes, a editora sequer permite que o autor opine na capa, por exemplo. Além disso, é muito bom ter uma pessoa com conhecimento de causa para opinar em seu texto e alertar sobre o que funciona melhor para o público que será atingido.


5- DESAFIAR-SE

Jamais. Quando você decide estagnar em um ponto confortável, a coisa passa a perder a graça.

Faça coisas que nunca fez, ouse, aborde temas sobre os quais precisará passar horas pesquisando, acrescente uma pitada de um gênero novo, pense em reviravoltas, surpreenda a si mesmo com seu próprio texto.

Além de ser um trabalho, o ofício da escrita precisa ser sempre divertido para o escritor, por isso é tão importante que se escreva sobre o que gosta, mas, além disso, estar em constante movimento, recriando-se sempre que possível, torna tudo uma novidade.




Espero que gostem das dicas e possam aproveitá-las ao máximo!

Até a próxima!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page