top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Dicas de Redação: Tipos de Texto

Como o Enem está chegando, vamos começar a fazer alguns posts aqui no blog da Qualis para ajudar a galera que vai fazer a prova.

Sabemos que uma das maiores dificuldades dos candidatos é a redação, por isso, hoje vamos listar os tipos de textos que sempre são pedidos em provas, embora o dissertativo seja quase sempre o mais comum.

1- DISSERTATIVO

Este é o campeão das provas de vestibulares e concursos. É nele que você irá expor suas opiniões a respeito de um determinado assunto, embora seja necessária certa imparcialidade ao escrever.

Ele requer reflexões e opiniões baseadas em fatos, argumentos fundamentados e posicionamentos consistentes. Por isso, é importante que o candidato mantenha-se sempre em dia em seus conhecimentos gerais, prestando atenção nos assuntos mais comentados do período, pois há grandes chances de um desses debates acalorados do momento ser o tema da vez. Ler jornal e estar atento a notícias é um grande diferencial.


Aqui na Qualis, já fizemos um post com dicas para estruturação de um texto dissertativo. Clique AQUI para ser direcionado.



2- DESCRITIVO

Este é o tipo de texto que tem por objetivo expor e/ou relatar acontecimentos, pessoas, animais ou objetos. Consiste em narrar suas impressões a respeito de algo, seja de forma abstrata ou subjetiva.

Por exemplo, aquela velha redação solicitada pela professora do primário, pedindo para você contar sobre sua família, falar sobre seus pais com detalhes.

Neste tipo de texto, o candidato deve fazer uso de adjetivos, e valer-se de suas próprias emoções e metáforas a respeito do tema (quando for um texto mais abstrato) para conferir os atributos do que está sendo descrito. E esses atributos podem ser bons ou maus.



3- NARRATIVO

Trata-se do tipo de texto onde, de fato, se conta uma história, com um narrador, que pode ser um personagem da mesma (quando o texto está em primeira pessoa) ou pode ser apenas um observador imparcial (quando o texto está em terceira pessoa). Ainda há também o narrador onisciente (quando o texto está tanto em primeira quanto em terceira pessoa).

Um texto narrativo pode ser ficcional ou não-ficcional. Podem haver diálogos ou não.

Os elementos de um texto narrativo são: enredo, tempo, espaço e personagens.




Seja qual for o tipo de texto pedido, é importante que o candidato se atenha à coerência do mesmo, coesão e, principalmente, que revise seu trabalho ao final, pois erros de português podem destruir uma boa redação. Estude gramática a fundo, aprenda a usar as vírgulas, a crase; leia uma, duas, três vezes cada parágrafo para sentir o ritmo da escrita. Além de tudo isso, escreva com calma. No final das contas, vai dar tudo certo!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page