top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Como inserir travessão no Word

Pode parecer uma dica bem boba, mas eu, como revisora e preparadora de textos, recebo muitos originais onde o autor simplesmente usa o hífen ou o underline como travessão, e isso está ERRADO.


O símbolo que deve ser usado no início dos diálogos é este aqui: —.


Ele é bem mais longo do que o hífen e um pouco maior do que a meia risca.


Porém, não há nenhuma tecla direta no nosso teclado que seja o travessão. Então, seguem aqui algumas dicas de como usá-lo no Word.

A forma mais simples de se inserir um travessão em um documento de Word é utilizando o teclado numérico. A combinação de teclas é: Alt+0151.


Porém, se você utiliza um teclado de notebook, que contém os números apenas em cima das letras e não no lado direito, isso não será possível.


Então, temos outras dicas.


A mais simples delas é copiar um travessão de algum outro texto (seja do próprio word ou da internet) e deixá-lo colado ao final do texto, para que você vá apenas copiando e colando.


Porém, uma dica um pouco mais complexa e definitiva é criar uma tecla de atalho para seu travessão.


Como fazer isso?


Vá em INSERIR e depois em SÍMBOLO e MAIS SÍMBOLOS. Procure o travessão nesta lista e clique nele. Depois vá em TECLA DE ATALHO.


No campo "Pressione a nova tecla de atalho", crie uma combinação de teclas para que ela sirva de comando para que seu travessão seja inserido no texto. Alguns exemplos: a tecla F6, Ctrl + Alt + -... ou qualquer outra que você vá lembrar com facilidade. Tome cuidado apenas para não escolher apenas uma tecla que você use muito em seus textos.


Vale lembrar que esta nova combinação criada só servirá mesmo para o Word. Para fazer travessão em outras ferramentas, como em um blog, por exemplo, você precisará usar outra dessas dicas.



Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida sobre este assunto, deixe aqui nos comentários que vamos tentar te ajudar.

12.689 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page