• Bia Carvalho

Tipos de Personagens

Oi, pessoal!


Vamos a mais uma sessão de dicas para escritores?


No post de hoje, vamos aprender quais são os tipos de personagens e o que eles acrescentam à trama. Todos eles devem ser bem construídos, obviamente.


Precisam despertar sua curiosidade em conhecer mais sobre eles, suas motivações, seus objetivos e sua personalidade. Este interesse por essa pessoa fictícia pode estar relacionado a algo sobre sua vida emocional (como pensam e sentem), sua vida pessoal (como se comportam e como se relacionam entre si) e aspectos sociais (qual o seu papel político e/ou cultural na história). Claro que o essencial é que haja uma combinação entre os três.

Tipos de personagens:


- Protagonista: É aquele por quem e para quem a história acontece. É a partir da perspectiva dele que o conflito se desenrola.


- Co-protagonista: É o personagem que tem uma ligação próxima com o protagonista (irmão, melhor amigo, pai, namorado); alguém que o auxilia na jornada em direção a seu objetivo ou que tem o mesmo objetivo que ele, o que poderá fazer com que sigam juntos. São aqueles que aumentam a complexidade da trama. Ex.: Hermione e Rony, em Harry Potter.


- Antagonista: É o personagem rival do protagonista, o que será a base para o conflito da história. Vale ressaltar que o antagonista não necessariamente precisa ser uma pessoa. Pode ser um objeto, um animal, um monstro, um espírito, um grupo social, uma circunstância, uma deficiência física ou psicológica. Ex.: Em livros de casas mal assombradas, o antagonista é a própria casa.


- Oponente: É o personagem que não chega a ser um antagonista, mas que, em algum momento da história, se opõe ao protagonista, pois, em algum nível, deseja o mesmo que ele. Ex.: Jacob, na saga Crepúsculo, era oponente a Edward por desejar Bella, mas não era um vilão, um antagonista.


- Coadjuvante: Personagem secundário que auxilia no desenvolvimento da história.



Curtiu? Agora vá lá criar seus personagens, porque eles devem estar aí falando na sua cabeça!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo