top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Perguntas Frequentes sobre Escrita

Nestes meus oito anos de carreira literária muitas foram as perguntas que já respondi de escritores que queriam iniciar sua escrita, mas não sabiam muito bem por onde. Muitas delas se repetem constantemente, então, vou deixar algumas aqui, para o caso de serem as dúvidas de vocês também.

Precisa de prólogo?

Não necessariamente. Você pode, sem problemas, começar um livro pelo Capítulo Um mesmo. Vai depender da demanda do seu livro. Um prólogo é algo que aconteceu antes da história mesmo iniciar, ou uma cena bombástica do "futuro", ou algo que você queira destacar. Então, não é obrigatório.


Quantos capítulos um livro precisa ter?

Isso não existe. Um livro pode ter quantos capítulos forem necessários. Lembrem-se apenas que os capítulos precisam ter em média o mesmo tamanho. Se o primeiro capítulo for mais curto, os outros devem seguir a mesma linha.

Isso também não é uma regra, você pode ter capítulos menores no meio de outros maiores, mas precisa ser esporádico.


Devo dar títulos aos capítulos?

Não é necessário. Você pode fazer isso se achar relevante; se achar que combina com sua história.


Como escolher o título do livro?

O título precisa ser algo que tenha a ver com a história; algum elemento que seja mencionado, algo que tenha a ver com os personagens... Você pode escolhê-lo apenas na conclusão do texto, o que facilita e muito. (Eu não consigo, meus livros precisam de títulos durante a escrita).



Essas foram as dicas de hoje!

Semana que vem teremos mais. Deixem as suas nos comentários que traremos as respostas nesta sessão!

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page