• Qualis - Comunicação

Distopias

Se você tem acompanhado nossas mídias sociais, já ouviu falar do nosso concurso literário.


Uma das nossas propostas de temas para as antologias que iremos publicar é a DISTOPIA.


Mas você sabe o que é uma distopia?


Se não, vai saber agora!

Distopia ou antiutopia é qualquer representação ou descrição ficcional de uma organização social cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"[1][2]. O termo também pode referir-se a um lugar ou estado imaginário em que se vive sob condições de extrema opressão, desespero ou privação. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, pelo controle opressivo sobre toda a sociedade. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja por parte do estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.[3]

Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Nesse aspecto, distopias diferem fundamentalmente das utopias, que são sistemas sociais idealizados e sem raízes na sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica. Um número considerável de histórias do subgênero cyberpunk de ficção científica, ambientadas num futuro mais ou menos próximo, , usam padrões distópicos em que uma empresa de alta tecnologia domina um mundo em que os estados nacionais se tornaram fracos.

Fonte: Wikipedia

Como seria a nossa sociedade após um evento apocalíptico? Como seria um mundo se nada do que conhecemos existisse? Desertos, civilizações evoluídas pela tecnologia... não importa. Novas formas de governar, novas leis e regras, imposições e castas.


Neste gênero, muitas vezes o autor usa de uma crítica social para construir seu universo. Governos totalitários, ditaduras, e muitas vezes o uso de elementos sobrenaturais são apostas muito utilizadas. Exemplos de distopias famosas são: 1984, Jogos Vorazes, The Walking Dead... Além de muitos outros.


Dentro deste gênero, existe também a UTOPIA. Ao contrário da distopia, que demonstra um mundo devastado e repleto de caos, a utopia se baseia em uma sociedade organizada, mas a um ponto de que os cidadãos nem sequer possuem mais voz - como é o caso de Admirável Mundo Novo.


Características de distopias:


- Possuem conexões com nosso mundo, mas possuem ideias de um futuro imaginário; na maioria das vezes, um mundo resultante de erros humanos;


- Críticas sociais e políticas;


- Um certo pessimismo, mas que muitas vezes deixa um gosto de esperança, porque há um herói ou heroína disposto a mudar a realidade;


- Violência, cenários áridos, tecnologia, luta e ideologias.



Então, agora que você já sabe muito mais sobre este gênero, que tal cair dentro do conto e participar da antologia da Qualis? Clique AQUI para saber mais.










MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45