top of page
  • Qualis - Comunicação

Por dentro do livro #2 - A Arte do Origami


Continuando a série na qual destrinchamos um assunto de algum dos nossos livros, agora é a vez de CONTANDO ESTRELAS, da Luciane Rangel.


Para quem não sabe, nosso mocinho - fofo, crush e querido - Fábio, tem o estranho hobby de fazer estrelinhas de papel. Cada uma dessas estrelas significa uma vida que ele ajudou. E reza a lenda que ao completar 1000, ele poderá queimá-las e fazer um pedido.

Mas e vocês? Sabem o que é o origami?


A palavra origami tem origem japonesa e significa a arte de dobrar papéis (Ori = Dobrar / Kami - que é modificado para gami = Papéis).


Os origamis surgiram de ornamentos de papel que eram feitos em templos xintoistas. Estes ornamentos, chamados "katashiro", eram colocados no lugar das divindades, tomando sua forma. Diz-se que a história do origami é tão antiga quanto a história do Japão. Conforme o papel foi se tornando mais barato, entre os séculos XIV e XVI, mais precisamente entre os anos 1338 e 1576, os origamis se tornaram mais populares.


No século XVIII, a arte chegou até a Espanha e a partir daí foi sendo disseminada para o resto do mundo.



Cheios de significados e lendas, muitas pessoas os usam não apenas como terapia, mas como objetos de decoração e símbolos. Por exemplo, no Japão, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsuru (ave símbolo do origami) representa sorte, felicidade e saúde. Lendas dizem que se você fizer 1000 tsurus, poderá fazer um desejo e o obterá.


Não há como falar de tsurus e não se lembrar da história de Sadako Sassaki, uma menina de 12 anos que foi vítima de leucemia, causada pela bomba atômica de Hiroshima. Sadako queria dobrar mil tsurus, na tentativa de ter o seu pedido atendido, isto é, ser curada da sua doença. Infelizmente, ela morreu antes de terminar a tarefa, mas até hoje todos se lembram dela por essa história.

Dia 11 de novembro foi a data em que o “tsuru” foi oficialmente reconhecido como Símbolo da paz. E também foi nessa data que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial que ocorreu no ano de 1918.

Um origami que ainda é muito utilizado é o "noshi", um ornamento colocado sobre um pacote de presente, que significa que a pessoa que o oferece deseja muita fortuna ao presenteado.

Seja terapia, seja por superstição ou apenas um divertimento, os origamis são sempre boas opções. E que tal você também seguir a filosofia de Fábio e dobrar uma estrelinha para cada boa ação que realizar??? Quem sabe seu pedido, com 1000 estrelinhas, não se realiza também?

Para te ajudar nesta tarefa, a nossa Diva Luciane Rangel fez dois vídeos ensinando a gente a fazer Origami, vem conferir!!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page