top of page
  • Qualis - Comunicação

Como ler mais?


"Ah, mas eu não tenho tempo..."

"Meu Deus, já estamos no final do mês, e eu só li um livro!"

"Poxa, queria tanto ler aquele calhamaço de 1000 páginas, mas sei que vou demorar um ano para isso."

"Eu compro livros sem parar, e minha lista de não lidos na estante só aumenta. Leio bem menos do que compro."

São tantas as reclamações de leitores a respeito da falta de tempo para se dedicar à leitura, que nós, da Qualis, resolvemos trazer várias soluções para o seu problema.


A vida é muito curta e são muitos livros para ler. Não dá uma sensação de angústia pensar que poderemos não ter tempo suficiente para ler todos os livros que estão na nossa estante e nas nossas wishlists? Cruel...


O post de hoje é praticamente uma utilidade pública!!! Vamos te dar algumas dicas de como ganhar tempo no dia e como estabelecer metas para que no final do ano a sua pilha de livros não lidos e parados na estante possa estar bem menor e você possa comprar mais sem culpa!

Vamos lá?

- Estabeleça metas mensais e anuais.

A leitura não deve nunca ser uma cobrança, é claro, mas levando em consideração que seu objetivo é ler mais, obrigue-se a estabelecer um número de títulos que deseja ler no ano. Por exemplo, se sua meta for ler 36, mensalmente você precisará devorar três livros.

Sites como Skoob e Goodreads ajudam muito nessa hora, pois eles possuem um contador de livros lidos, onde você poderá monitorar o progresso de suas leituras.


- Escolha a leitura como seu hobby principal.

Todos nós adoramos assistir filmes, maratonar séries, passar horas procrastinando na internet, mas se você está focado no objetivo de ler mais, alguns desses hobbies terão que ser deixados de lado ou diminuídos consideravelmente. Sim, eu sei que dói no coração pensar que seus seriados ficarão todos atrasados, mas é por uma boa causa no final das contas.

- Faça projetos de leitura.

Sabe aqueles livros que estão parados na sua estante? Aqueles que já estão cheios de poeira e tristemente abandonados? Pois é! Não está na hora de você movimentá-los? Então dê uma boa olhada em tudo o que você tem, faça um banco de dados dos títulos disponíveis em sua biblioteca e caia dentro dos projetos de leitura.

Pegue aquele calhamaço que você ainda não teve coragem de ler e o divida em meses, comprometendo-se a ler umas 300 a 400 páginas dele a cada 30 dias. Tire os clássicos de dentro do armário, estabelecendo a meta de ler um deles por mês. Ou desenterre os abandonados pela metade e tente lê-los novamente. Isso vai te dar um senso de propósito e te fará ler ainda mais, principalmente ao ver como sua estante começará a se encher de livros lidos. Até porque, livros foram feitos para serem apreciados e não esquecidos em prateleiras empoeiradas.


- Reserve um horário do dia apenas para ler.

Sabe aquela meia horinha preguiçosa depois do almoço, antes de voltar ao trabalho? Ela é perfeita para ler algumas páginas. Depois, à noite, por que não deitar uma horinha mais cedo todos os dias para avançar na leitura um pouco.

E não vale parar a cada dez minutos para checar as redes sociais, hein!

Tente fazer isso todos os dias, criando um hábito. Conforme o tempo for passando, verá que estará cada vez lendo mais páginas em um mesmo espaço de tempo e será muito proveitoso!


- Use um caderninho para organizar suas leituras.

Todo leitor normalmente também gosta de papelaria e de escrever, por isso, outra dica legal que temos para te dar é reservar um caderninho onde você poderá listar os livros lidos no ano e até mesmo comentar partes do que leu, iniciando um diário de leitura. A vontade de preencher as folhas e deixar a lista maior fará com que você se empenhe mais ainda para ler mais e mais.


- Leve um livro na bolsa sempre que possível.

Sabe aquela fila chata de banco? Ou aquela viagem interminável de ônibus? Pois é, tudo pode ficar um pouco mais interessante se você tiver um livro na bolsa! Nesses momentos de espera e ócio, você pode sacar seu companheiro e avançar em mais algumas páginas, preenchendo um tempo que seria completamente perdido.


- Intercale leituras mais leves com leituras mais densas.

E aí você terminou de ler um clássico incrível, aquela fantasia épica ou aquele livro de drama bem profundo? Que tal escolher uma comédia romântica ou um romance mais fofinho e despretensioso? Isso sem dúvidas pode te ajudar a avançar em mais uma leitura de forma mais simples, sem cair na malfadada ressaca literária. Além disso, sempre é gostoso mudar um pouco o gênero e diversificar, inserindo-se em universos completamente novos a cada livro lido.




Todas essas dicas são muito válidas para que você se sinta mais realizado no final do ano, ao fazer sua contagem de livros lidos, porém, vale também dizer que quantidade nem sempre é qualidade; que na maioria das vezes a experiência de cada leitura é o que verdadeiramente conta. Você pode chegar ao final do ano com apenas 10 livros lidos e todos terem sido incríveis, mas também pode ler 50 e, desses, poucos serem inesquecíveis.


Nunca se esqueça de que a leitura precisa trazer prazer, acima de tudo ;)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page