top of page
  • Qualis - Comunicação

Como Preservar Seus Livros

Hoje a Qualis traz mais algumas dicas super legais para vocês, amantes de livros, como nós.


Já que nós os acumulamos nas estantes e prateleiras, temos que cuidar com carinho, não é mesmo? Então, listamos aqui algumas formas de preservar esses objetos que são tão preciosos para nós:


- Ao guardá-los na prateleira, deixe sempre um espaço entre eles e a parede ou o fundo da estante. Assim, os livros ficarão livres dos fungos que podem ser transmitidos pela umidade;


- Não embale seus livros em plásticos, papeis pardos, contact nem embalagens de presente. Esses materiais não permitem que o livro respire de forma adequada, e esses papéis podem transmitir acidez para a capa e amarelar as páginas.


- Mantenha sua estante o máximo longe do sol, pois a exposição aos raios solares pode entortar as lombadas.


- Não deixe os livros muito tempo parados. Folhei-os de tempos em tempos para que eles respirem, já que a degeneração da celulose acontece muito fácil.


- Ao tirar da estante, nunca puxe-o pela parte superior da lombada, mas, sim, pelo meio, assim as folhas não se soltarão tão facilmente.


- Para matar os insetos, uma boa dica é o congelamento controlado. Embale o livro em um saco plástico, retire o ar e lacre o pacote com uma fita adesiva. Deixe-o no congelador por 15 dias, a uma temperatura de


-25°C. As peças deverão ser lentamente descongeladas, ao longo de dois dias.


- A melhor forma de dispor os livros na estante é na vertical, evitando deixá-los muito apertados, com pouco espaço um entre o outro.


- Nunca vire a página de um livro umedecendo o dedo na língua. Isso pode atrair insetos e roedores ao serem deixados vestígios de alimentos dentro dos livros.



Esperamos que essas dicas preciosas sejam de grande valia para que você mantenha seus grandes amigos impecáveis por mais tempo, para que possa fazer várias e várias releituras ao longo da vida.


Porque livro bom é assim, a gente quer guardar juntinho da gente e repassar, de geração em geração.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page