top of page
  • Qualis - Comunicação

Coisas que um escritor NÃO deve fazer

Como nós sabemos muito bem, hoje em dia não basta escrever um livro incrível, enviar para a editora e esperar que ele se torne um best seller. Para conquistar leitores e chegar aonde você quer chegar, tem que se virar nos 30 e fazer de tudo um pouco, desde ser presente nas mídias sociais até participar de eventos constantemente.


Mas há certas coisas que não se deve fazer, e a gente decidiu dar um help para os escritores que ainda estão em dúvidas de como divulgar seu trabalho. Seguem aqui algumas dicas para você não fazer feio nas mídias sociais, em eventos e com seus leitores.


- Não marque várias pessoas na postagem de divulgação de seu livro:

A gente entende que é muito difícil fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho, mas marcar 99 pessoas em uma postagem de divulgação não é eficaz. Na maioria das vezes, a pessoa marcada não irá ler o seu post e, provavelmente, irá ocultar da linha do tempo. Além de ser um pouco inconveniente.


- Não tesoure venda de outras pessoas em eventos

Eventos com venda direta, como Bienal, por exemplo, é o momento em que você tem todo acesso a leitores e é a oportunidade para apresentar seu trabalho e fazer com que alguém se interesse e adquira seu livro. Contudo, quando há outros autores junto com você em um estande, não tente persuadir alguém a levar a sua obra ao invés da de outra pessoa. Dizer que o seu está com um preço melhor ou que tem um enredo mais interessante pode queimar o seu filme com um colega, te deixando com uma imagem muito desagradável.


- Não saber ouvir críticas

A partir do momento em que você publica um livro, você precisa compreender que vai mexer com sentimentos e expectativas das pessoas que por algum motivo vai adquirir seu trabalho. Então, como qualquer outra coisa, ele é passível de críticas. Os leitores têm direito de não curtir o seu trabalho, por mais maravilhoso que você acredite que ele seja. Além disso, pensar que o texto que você escreveu é tão perfeito que não precisa de uma revisão ou de uma preparação de texto não é algo inteligente, porque você perde de ter o seu trabalho lapidado e transformado por um profissional que o deixará mais pronto para a publicação.


- Não ser educado com leitores

Os leitores são seus clientes, são as pessoas que não apenas vão consumir seu trabalho como poderão fazer propaganda dele para outras pessoas. Por mais que o leitor esteja criticando o seu texto, é direito dele. E se ele amou o seu livro, tudo o que ele quer é lhe dizer isso e agradecer, então, por que não ser gentil?

- Não diminuir o trabalho dos outros

Não é porque você acredita que o seu trabalho é de alta qualidade que pode menosprezar algum colega que escreva um estilo que não é do seu gosto. Há leitores para todo o tipo de livro. Além disso, não tente diminuir os feitos de um escritor dizendo que foi sorte ou que sua fama foi conquistada de outras formas diferentes de trabalho duro e talento.


- Não se divulgar antes de enviar o original para uma editora

Tomando como base o fato de que uma editora dificilmente contrata um autor que não tenha leitores, é muito importante que se construa uma carreira desde o início. Por isso, com tantas opções de publicações independentes, o autor pode, atualmente, ganhar algum destaque sozinho e depois tentar a sorte com uma publicação tradicional. A grande maioria começou assim, e não é demérito nenhum.



- Acreditar que não é necessário divulgar o trabalho

Mesmo que tenha uma editora, é muito importante que você faça um trabalho de divulgação à parte, o que irá ajudar em muito em sua carreira. Mídias sociais, participar de eventos e feiras, tentar parcerias e até assessoria de imprensa - tudo isso faz uma grande diferença para seu crescimento.

- Não roubar ideia de terceiros

Isso é algo um pouco óbvio, mas acontece e muito. Por mais que exista a frase de que "nada se cria, tudo se copia", a originalidade ainda é a parte mais importante de um trabalho criativo. É claro que podem existir temas semelhantes, cenas semelhantes, principalmente em um mesmo gênero, mas plagiar ou roubar uma ideia muito parecida é uma das piores coisas que se pode fazer na carreira de escritor.

-----------------------------------------------------------------------------------

E aí, alguma dessas dicas te ajudou em alguma coisa?

Você tem alguma dica também para dar para escritores? Se sim, deixa aqui nos comentários. E aproveita para visitar nosso site e conhecer os autores publicados de forma tradicional pela Qualis Editora! Fica a dica!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page