top of page
  • Qualis - Comunicação

Manias de Escritor

Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco...

E todo louco tem suas manias, não é mesmo?


Bem... escritores também têm. E MUITAS!

Vamos conhecer algumas?

1- Conversar com seus personagens

Apesar de parecer uma verdadeira loucura, a maioria dos autores trava altos diálogos imaginários com seus personagens, principalmente quando surgem alguns mais insistentes, querendo fular fila para contar suas histórias.

No entanto, por mais doideira que possa parecer, isso se torna um exercício muito legal para a construção da personalidade deses personagens; você acaba conhecendo-o melhor e, consequentemente, retratando-o melhor na história, dando-lhe uma voz bem peculiar e pessoal.


2- Ter crises durante o processo criativo

Em um momento, você acredita que o seu livro é a melhor coisa do mundo, que será um best seller. Três capítulos à frente já está chorando, querendo desistir, com a certeza de que nunca escreveu tanta baboseira. Mas o ciclo logo recomeça quando você dá uma relida no texto e percebe: "Olha, não está assim tão ruim!". Apesar dessa certeza, logo, logo, você estará encontrando mil defeitos.

Calma! Você não está sozinho nessa bipolaridade. Todos os autores passam por essa crise em determinadas etapas da escrita. Parece loucura, mas é bem normal!


3- Ter ideias nos momentos mais inusitados

Aí você passou o dia inteiro de frente para o Word, esforçando-se ao máximo para ter aquele insight perfeito para uma cena que está empacada e que parece não querer caminhar. Decide, então, deixar de lado por um tempo e ir dormir, porque já está tarde.

Então, começa a se revirar na cama com insônia... e às 3 da manhã, a ideia perfeita para concluir aquela cena surge, do jeitinho que você queria.

E aí, o que fazer? Voltar para o computador ou ignorar e arriscar perder a ideia? Uma dica é ter sempre um caderninho ou um gravador do lado da cama. Dá uma ajuda e tanto!


4- Apaixonar-se por um personagem que vai morrer

Você prepara um roteiro antes de escrever, planeja cada capítulo, cada cena, e decide que um determinado personagem terá um destino trágico, irá passar dessa para uma melhor.

Mas, então, quando começa a escrever, este pobre condenado passa a ter uma importância grande na história, e você se apega ao danado. De tal forma que sofre por antecipação, sabendo que terá que matá-lo.

Será que o George Martin passa por essas sofrências?


5- Desrespeitar seu próprio roteiro

Mas isso é culpa dos personagens. A verdade é que eles têm vida própria e seguem por caminhos inesperados, que nem sempre são os que delineamos.

Em um primeiro momento, o roteiro que você criou parece fazer todo o sentido, está fechadinho e não te trará nenhum problema durante a escrita. Só que os personagens começam a fazer suas próprias escolhas, e isso desanda todo o primeiro planejamento. Aí é mais sofrência para arrumar tudo...


6- Escolher avatares para os personagens

Além de facilitar na hora de fazer descrições, escolher imagens que combinem com o que você idealizou de seus personagens faz com que o leitor entre mais na história, visualizando o que o próprio escritor tinha em mente quando criou as cenas e a história no geral.

A verdade é que todo escritor quer que seu livro um dia vire filme, e essa "brincadeira" de escolher atores e atrizes para comporem seu "elenco perfeito" aproxima o sonho da realidade, nem que seja só um pouquinho.



E aí, escritor? Você tem mais alguma mania que gostaria de compartilhar? Coloca aí nos comentários! Vamos adorar saber!


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page