top of page
  • Qualis - Comunicação

Tipos de Romance na Literatura

O romance romântico é um gênero cheio de vertentes e com uma gama enorme de possibilidades a serem exploradas.


Além do romance puramente romântico, com aquelas deliciosas cenas clichê e temas que são total fofura, há outros subgêneros que combinam perfeitamente com aquele clima de amor, beijos e muita ternura.


Que tal conhecer alguns?

- Romance de época

São aquelas lindas histórias que têm como pano de fundo séculos passados. Pode ser idade média, período da regência, vitoriano... O importante é retratar os costumes passados e contar todas as tretas da nobreza, coisa que a gente adora até hoje. Enredos cheios de duques, highlanders, princesas, cavalheiros e damas, ganham facilmente o nosso coração, principalmente por serem tão sensuais e inesquecíveis.


Sugestão do estilo: A trilogia Irmã Reims, da Roxane Norris


- Comédia Romântica

Ou também conhecido como o chick-lit, este gênero normalmente conta com mocinhas muito gente como a gente, cheias de defeitos, sempre enroladas em alguma situação muito doida, que nos arranca risadas além de suspiros. Cenas clichês deliciosas também fazem parte desses enredos, assim como acontece com as comédias românticas de Hollywood, que tanto amamos.


Sugestão do estilo: As Aparências Enganam, da Janaína Rico e Li Cupini


- Suspense Romântico

Tramas cheias de ação, com reviravoltas e cenas de tirar o fôlego é o que você gosta? Então, essa vertente do romance tem de sobra! Mocinhos corajosos, mocinhas destemidas, investigações, armadilhas, além de um romance que facilmente pega fogo em meio ao perigo e muitas adversidades. Não tem como não se empolgar com uma história nesse estilo.


Sugestão do estilo: Alvorada, da Bia Carvalho


- Romance Fantástico

Magia, criaturas fantásticas (vampiros, bruxas, lobisomens...), florestas, um clima sombrio, misturados a cenas de romance... sem dúvida é de apaixonar. Não há nada mais gostoso do que um amor que surge em meio a um cenário místico, repleto de aventuras e mistérios inexplicáveis.


Sugestão do estilo: A Caçadora do Tempo, da Glau Tambra

- Romances YA e NA

YA significa Young Adult (Jovem Adulto), que caracteriza um público de 14 a 21 anos, e NA significa New Adult (Novo Adulto), que caracteriza um público de 19 a 25 anos.

Esses romances muito constantemente apresentam uma carga dramática bem forte, evidenciando os dilemas da juventude. Os YA contém temas mais relacionados a adolescência, muitas vezes tendo a escola como cenário. Já os NA contam com personagens universitários e, na maioria das vezes, possuem cenas hot para ninguém colocar defeito. A verdade é que tanto um quanto o outro são mesmo apaixonantes.


Sugestão do estilo (YA): Contando Estrelas, da Luciane Rangel

Sugestão do estilo (NA): Meu Conselheiro de Luz, da Mila Wander


- Romance Dark

São romances com uma pegada mais visceral. Muitas vezes, possuem temas controversos, que gera muita polêmica, com personagens muito feridos, com passados problemáticos e uma carga emocional muito forte. No final, a promessa de redenção costuma atrair muitos leitores, principalmente por ser um gênero novo, que está começando a ganhar força no cenário literário.


Sugestão do estilo: Em breve novidades no catálogo da Qualis!


- Romance LGBT

Trata-se de um gênero muito importante, que também tem ganhado força ultimamente. Casais homoafetivos, bissexuais, pessoas trans... todos merecem seu espaço e se sentirem representados também na literatura. As histórias podem ter uma vibe mais jovem ou mesmo uma pegada mais hot; o importante é celebrar o amor em todas as suas formas.


Sugestão do estilo: Em breve novidades no catálogo da Qualis!


- Romance Erótico

Claro que a maioria dos gêneros citados acima pode conter cenas mais hot, porém, isso não os transforma em um livro erótico. Consideramos obras neste gênero quando elas têm como proposta principal atiçar a libido dos leitores com cenas muito quentes constantes, com personagens que se propõem a liberar fantasias sexuais, colocando o sexo como prioridade muitas vezes. É para ler dentro do ar condicionado ou com um ventilador bem forte ligado, porque o negócio pega fogo!


Sugestão do estilo: Saciada, da Vanessa de Cássia.


 

Há muitos outros exemplos de livros desses estilos dentro do catálogo da Qualis. Não esqueça de dar uma olhadinha em nossas redes sociais para conhecer nosso variado cardápio de romances maravilhosos!

Aliás, tem alguma sugestão de outro estilo de romance que poderia acrescentar aqui na nossa lista? Nós vamos adorar recebê-la! É só deixar aqui nos comentários!

2.295 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page