top of page
  • Qualis - Comunicação

Os Vilões que Tanto Amamos

Seja de Malévola a Voldemort, os antagonistas das histórias sempre têm seu charme. Eles chegam de mansinho, cheios de malemolência, dando aquele trabalho danado ao protagonista e, ainda assim, são cheios de carisma. Por mais que a gente torça contra, para que tenham a lição que merecem, as cenas em que aparecem são as mais interessantes.


Muitas vezes, um bom vilão pode carregar uma trama inteira nas costas e fazer valer a pena o seu ingresso (quando for para um filme) ou todo o tempo que você levou para ler um livro inteiro.


Porém, um vilão nem sempre é aquele que deseja dominar o mundo, que tem ideias egocêntricas e megalomaníacas. Pode ser apenas uma pessoa comum, com uma boa motivação.


Por isso, vocês sabiam que existem tipos de vilões? (Vejam aí, autores, que isso é uma dica para vocês também!). Segue, então, uma lista com alguns tipos de antagonistas para vocês identificarem onde se encaixa o seu favorito.

AVISO: Esse post pode conter spoiler de alguns filmes ou livros da Cultura Pop!

1- Vilão Sádico

Aquele que não tem o menor remorso em punir suas vítimas, torturando-as física e psicologicamente. Ele brinca, não apenas mata; e quando não assassina, deixa danos irreversíveis na mente.


Ex.: Coringa, Freddy Krueger...



2- Vilão Invejoso

Aquele que deseja tudo o que o protagonista tem, e por isso decide infernizar sua vida, roubá-lo e tomar para si sua vida. Seja um amor, seja dinheiro, seja o que o herói construiu.


Ex.: Jack Hyde, de 50 tons de liberdade.



3- Vilão Traidor

Este é aquele que começa como no grupo dos bonzinhos, que chega a ajudar o protagonista durante sua jornada, mas que o trai.


Ex.: Hans, de Frozen



4- Vilão Sofrido

Aquele que, quando descobrimos sua motivação quase sentimos pena e queremos colocar no colo. No passado, este bad guy sofreu algum tipo de violência, ou trauma ou tragédia, que o tornou o que é hoje, mexendo com seu caráter e sua mente.


Ex.: Harvey Dent, o Duas Caras do Batman.



5- Vilão Vingativo

Este aqui também tem uma motivação. Seja por um amor perdido, seja por algo que o protagonista lhe fez no passado e que agora merece justiça.


Ex.: Darth Vader



6- Vilão Ambicioso

Sua motivação é sempre por poder. Seja dinheiro, um trono, conquistar o mundo... Esse cara quer ser o topster da balada (péssima comparação).


Ex.: Loki



7- Vilão por Amor

Aquele que às vezes nem é assim tão malvadão, mas que segue a pessoa amada até o inferno, ajudando-a nas maldades só para ver se ganha alguns pontinhos no coração do vilãozão (se é que o vilão tem coração, né?).


Ex.: Harlequina.



8- Vilão Criatura Maligna

Esse aqui não é nem gente! Mas dá um medo que só. Imagina topar com um monstro dentro de casa? Cruz Credo!


Ex.: Demogorgon, de Stranger Things



9- Vilão Circunstância

Ah, esse aqui é o mais legal de todos, porque não se trata de alguém arquitetando um plano mirabolante para lascar com a vida do herói. Às vezes, o vilão pode ser o destino; um desencontro; uma doença. A vida sempre apresenta seus vilões, de uma forma ou de outra, né?


Ex.: A doença de Jamie, em Um Amor para Recordar, do Nicholas Sparks



10- Vilão Burro

Divertidíssimos, eles são aqueles que fazem tudo errado, que nos arrancam risadas com suas incapacidades de acertarem em seus planos infalíveis.


Ex.: Vector, de Meu Malvado Favorito


 

E aí, gostaram da lista???

Que outros tipos de vilões vocês adoram? Contem aqui nos comentários!!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page