• Qualis - Comunicação

Mulheres Importantes da Literatura

Como o dia da mulher está chegando (dia 08/03), nós, da Qualis, decidimos criar um mês temático aqui no blog, onde todos os posts terão temas femininos.

Para começar essa série, então, nada melhor do que conhecer a mulherada poderosa dessa nossa literatura. Mulheres que fizeram história e que marcaram seu nome de forma inesquecível.

Vamos conhecê-las?

JANE AUSTEN

Como criar um post sobre mulheres importantes da literatura e não começar por ela? Jane Austen não apenas escreveu um dos livros mais lidos do mundo - Orgulho e Preconceito -, mas também fez grandes críticas à sociedade da época, utilizando um gênero no qual ela é uma das mais aclamadas: a comédia de costumes.

Jane Austen é tão relevante que até hoje suas obras são utilizadas de inspiração, e até mesmo a Globo estará adaptando suas obras em sua próxima novela, que estreará agora em Março.






AGATHA CHRISTIE

Outra verdadeira diva da literatura mundial, Agatha é a rainha do crime, tendo criado um dos detetives mais aclamados da história - talvez o mais conhecido depois de Sherlock Holmes -, o carismático Hercule Poirot.

Com mais de 90 romances policiais publicados, ela é considerada a maior escritora do gênero até hoje. Recentemente, uma de suas obras mais famosas, Assassinato no Expresso do Oriente, ganhou uma nova adaptação cinematográfica, com um elenco de peso.





CLARICE LISPECTOR

Ucraniana, mas assumidamente brasileira, esta mulher maravilhosa trouxe a prosa introspectiva para o Brasil. Textos intimistas e muito cotidianos permeiam a sua obra, que é inserida no gênero "fluxo de consciência".

Seus livros mais famosos são "A Paixão Segundo GH", "Laços de Família" e "Água Viva", que é considerado até hoje uma obra prima e objeto de estudo.








RACHEL DE QUEIROZ

Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel recebeu inúmeros prêmios, como Machado de Assis, Jabuti, dentre outros, por suas obras, e foi a primeira mulher, também, a receber o Prêmio Camões, o maior da literatura nacional.

Um de seus livros mais aclamados, Memorial de Maria Moura, tornou-se minissérie em 1994, na Rede Globo.




OCTAVIA E. BUTLER

Primeira mulher negra norte americana a publicar ficção científica, Octavia recebeu dois dos prêmios mais importantes para o gênero, o Hugo e o Nebula, dentre outros. Em 2010, foi inserida no Hall da Fama da Ficção Científica, em Seattle. Filha de um engraxate com uma empregada doméstica, Octavia, mesmo dislexa, venceu por seus próprios méritos, escrevendo seus primeiros textos com apenas 12 anos.






J.K. ROWLING

Primeira escritora a tornar-se bilionária com a escrita, J.K. já vendeu mais de 400 milhões de cópias de sua saga mais famosa, Harry Potter. Dizem até que ela é mais rica do que a rainha britânica. Nomeada como a "Mulher Mais Influente da Grã Bretanha", ela é a autora inglesa que mais vendeu livros no mundo. Além disso, é a primeira pessoa a receber o "Prêmio Hans Christian Andersen", e também é detentora de inúmeros outros prêmios e honrarias. No início de sua carreira, foi aconselhada a usar um pseudônimo para que os leitores não soubessem que se tratava de uma mulher escrevendo fantasia.





Claro que essas são apenas algumas das escritoras mais importantes da literatura mundial, há muitas outras que mereceriam estar aqui. Sugira algumas nos comentários, fale de suas preferidas e qual destas aqui mencionadas você ainda nunca leu.





MÉTODO DE ENVIO:           INSTITUCIONAL:               EXTRAS                              FALE CONOSCO                   SIGA-NOS:

 

                                                  Home                             Vale presente            Contatos

                                         Publique                         Minha conta             Devoluções

                                         Autores                                                            Entrega e Trocas

                                         Loja                                                               

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2008 - 2019 by Qualis Editora e Comércio de Livros Ltda - Todos os direitos reservados. 
CNPJ: 09.644.361/0001-45