top of page
  • Qualis - Comunicação

Precisamos Falar Sobre Literatura Hot



Com a chegada de 50 Tons de Cinza às prateleiras das livrarias brasileiras, a literatura erótica sofreu um boom astronômico. Vários títulos com a mesma pegada saíram das gavetas e preencheram as publicações, tanto de editoras quanto independentes. Títulos sugestivos, capas com imagens muito sensuais e enredos de tirar o ar de qualquer um começaram a lotar as estantes das casas, ocupando seu espaço e a mente, principalmente das mulheres.


Os romances mais sensuais sempre tiveram seu espaço na literatura. Os chamados "livros de banca" - aquelas publicações que eram vendidas por jornaleiros, como "Sabrina", "Bianca", dentre outros, foram o start para que este tipo de história chegasse até nós. Embora muitas cenas fossem cortadas, principalmente as mais explícitas, havia uma dose de erotismo nesses textos, mesmo que nas entrelinhas. No entanto, ainda havia um certo preconceito e constrangimento da parte das leitoras.


Muitos alegam que esse tipo de história não tem conteúdo ou que é feita apenas para entreter. Contudo, muitos ignoram o fato de que mulheres também gostam de sexo e têm direito a consumi-lo, da forma como preferirem. Homens sentem tesão pelo que veem, as mulheres apreciam mais o imaginário. Cenas bem descritas e criativas podem mexer muito mais com a libido, para elas, do que uma imagem explícita, sons e movimentos. Um personagem galanteador, bom de cama e com pegada é o suficiente para que elas suspirem com o que leem.


Houve uma verdadeira revolução na forma como a mulher que lê encara o sexo. Tudo sempre foi muito proibido, muito escondido. As mulheres dificilmente revelavam seus gostos pessoais ou se libertavam do tabu. Atualmente, é fácil vê-las até mesmo em público exibindo seus livros eróticos sem nenhum pudor; apaixonando-se por CEOs, motoqueiros, vampiros ou cavaleiros medievais. O que, sem dúvidas, é extremamente saudável.

Novas modas surgem na literatura, coisas vão e veem, mas o que realmente foi conquistado com essa nova leva de romances sensuais, uma liberdade de expressão para as mulheres, jamais será esquecida.

265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page