top of page
  • Qualis - Comunicação

As Bibliotecas Mais Lindas do Mundo

"Sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca"

Esta frase de Jorge Luis Borges exprime perfeitamente o sentimento de muitos dos aficionados por livros. Qual de nós não chega a suspirar ao entrar em um templo de livros, com aquele cheiro gostoso de papel e com aquelas lindas lombadas em exposição?

Amamos livrarias, mas as bibliotecas têm um gostinho especial. E algumas, espalhadas pelo mundo, são verdadeiras obras de arte.

Vamos conhecê-las?

1- Biblioteca Clementinum (Praga, República Tcheca)

Há mais de dois séculos, o Clementinum abriga a Biblioteca Nacional. Atualmente também oferece concertos de órgão e de música clássica. Com milhares de livros e luz tênue, a Biblioteca Barroca de Clementinum te levará ao passado e te fará imaginar as centenas de histórias que aconteceram ali. Uma das imagens mais bonitas de Praga.


2- Biblioteca de Admont (Áustria)


A abadia de Admont não é apenas famosa por abrigar a maior biblioteca de mosteiro do mundo, mas, desde 1997, vem relembrando o histórico mecenato da Igreja. Com o Museu de Arte Contemporânea, a abadia criou parâmetros modernos para obras de mais de cem artistas, reunidos por tema em exposições especiais e alternadas. O acervo da biblioteca é composto por cerca de 200 mil volumes. Os tesouros mais valiosos são os mais de 1.400 manuscritos (o mais antigo do século 8) e os 530 incunábulos (livros impressos antes de 1500).

3- Biblioteca de George Peabody (EUA)

Com cinco camadas de rochas ornamentais em ferro fundido, varandas e uma claraboia a 18,6 metros de altura, a Biblioteca George Peabody, da cidade de Baltimore, Maryland, impressiona pela sua arquitetura. Conhecida como a "catedral dos livros", foi fundada em 1852 e é considerada uma das mais bonitas de todos os Estados Unidos, e também é utilizada para eventos. Possui mais de 300 mil livros, incluindo algumas preciosidades da arqueologia dos séculos 18 e 19, literatura, história inglesa e americana.


4- Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)


Não poderia faltar uma prata da casa, não é mesmo?

O Real Gabinete Português de Leitura possui o maior e mais valioso acervo de obras de autores portugueses fora de Portugal. Fundada por um grupo de 43 imigrantes, a instituição surgiu para promover a cultura entre a comunidade portuguesa e garantir o nível de instrução dos imigrantes que viviam na capital do Império.

Mais de 350 mil volumes ocupam o prédio histórico localizado na rua Luís de Camões, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O Imperador Dom Pedro II lançou a pedra fundamental da construção do Gabinete, em 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, o inaugurou em 1887.


5- Biblioteca Joanina (Coimbra, Portugal)


Construída entre os anos de 1717 e 1728, é um dos expoentes do Barroco Português e uma das mais ricas bibliotecas europeias. Ficou conhecida como Biblioteca Joanina em honra e memória do Rei D. João V (1707-1750), que patrocinou a sua construção e cujo retrato, da autoria de Domenico Duprà (1725), domina categoricamente o espaço.

É composta por três pisos: o Piso Nobre, espaço ricamente decorado, a face mais emblemática da Casa da Livraria; o Piso Intermédio, local de trabalho e funcionou como casa da Guarda; a Prisão Académica, que de 1773 até 1834 foi o local de clausura dos estudantes.



E estas são apenas algumas. Há muitas mais espalhadas pelo mundo. Dá vontade de sair viajando só para conhecê-las, não dá?


Espero que tenham curtido o post!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page