top of page
  • Qualis - Comunicação

Como Escolher sua Próxima Leitura?

Tudo na vida é uma questão de escolha, não é mesmo? Não poderia ser diferente no mundo dos livros!

Mas quando se trata de remexer em nossa própria estante para tirar de lá a próxima aventura na qual iremos nos inserir, o caso é mais complexo, ainda mais para quem coleciona muitos livros e que tem vários ainda por ler.

Por isso, aqui vai um passo a passo, criado por especialistas no assunto (cof, cof) para te ajudar a decidir a próxima leitura.

1- Antes de ir à caça em sua estante, tente imaginar qual tipo de história você está mais a fim de ler no momento. Será uma fantasia? Um romance bem fofinho? Um suspense cheio de mistério? Um clássico? Com isso em mente, vá à sua biblioteca (seja física ou de e-books) e tire de lá os livros não lidos do gênero que mais está te interessando no momento.


2- Com todas as opções em mãos (limite-se a umas três, para a dúvida não ser ainda maior), leia as sinopses, mesmo que já conheça as histórias. Compare as diferenças entre os livros que selecionou, veja quais deles te parecem mais atrativos e quais estão te chamando mais atenção. Muitas vezes, só por esse resumo, você já conseguirá tomar a decisão, mas se não for o caso, continue seguindo nosso passo a passo.


3- Cace resenhas na blogsfera e no YouTube, para conhecer a opinião de outras pessoas sobre aquela determinada história. Não que uma crítica negativa vá te fazer largar o livro e nunca mais pegá-lo para ler, mas muitas vezes nós temos nossos booktubers e blogueiros favoritos, com gostos parecidos com os nossos, o que ajudará a termos uma ideia do quanto a história irá nos agradar. Sites como Skoob e Goodreads também ajudam muito, por conta das avaliações.


4- Se ainda assim estiver em dúvida, abra os candidatos e leia a primeira página. Às vezes, na primeira frase, o livro já te pega de um jeito que você não consegue mais largar e terá o seu vencedor. Se isso não acontecer, veja qual deles te prende mais, qual está mais de acordo com o que você vinha procurando quando decidiu escolher algo para ler.


5- Mesmo assim nada surtiu efeito, porque você realmente é uma pessoa indecisa (tudo bem, nós compreendemos porque também somos)? Outras dicas legais são: busque mais sobre o autor na internet, descubra outros livros que escreveu, qual sua história... Muitas vezes isso é relevante, porque você terá uma noção do quão bem aceito ele é. Você também pode fazer uma enquete em suas mídias sociais e ver o que seus amigos te aconselham a ler. Ou, ainda, pode simplesmente cheirar os livros e ver qual irá ganhar seu coração de forma inconsciente.

Gostou das dicas?

Então vai lá escolher sua próxima leitura e conta aqui nos comentários quais desses passos precisou seguir e qual foi o vencedor de todo este ritual!

175 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page