top of page
  • Qualis - Comunicação

A História dos Videogames

Que a leitura é o nosso principal hobby, todo mundo sabe, mas também gostamos de muitas coisas. Uma delas, por exemplo, é o mundo da tecnologia. E isso, sem dúvidas, inclui os jogos eletrônicos, sejam videogames (desde Sonic, Mario e afins) até jogos de computador (como The Sims, Battlefield e outros).


Pensando nisso, o post de hoje, inspirado pelo livro Três Heróis - Do Décimo Mundo, de J.F. Oliveira, vai contar resumidamente a história dos videogames, já que na obra em questão, nossos personagens são transportados para o universo de um jogo.


Vamos lá?

Muito se diverge a opinião sobre o primeiro videogame criado no mundo. Alguns relatam que foi em 1962, mas o que temos de mais concreto é que tudo teve início em 1958, quando o físico, Willy Higinbotham, mais conhecido pela criação da bomba atômica, criou um joguinho de tênis, mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico, que ficava em seu laboratório, como um atrativo para seus visitantes. Ele lhe deu o nome de Tennis for Two.

Há outras histórias também, com teorias mais remotas, de que dois físicos, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann, ao testarem equipamentos para o desenvolvimento de televisores e monitores em 1947, acabaram desenvolvendo um pequeno passatempo, ligando um tubo de raios catódicos em um osciloscópio. Os traços de luz exibidos simulavam mísseis. O equipamento foi patenteado e batizado de Dispositivo para Diversão de Tubo de Raios Catódicos.

Já em 1961, estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram o Spacewar!, game onde duas naves espaciais atiravam torpedos uma à outra. No meio do cenário, um grande buraco negro deveria ser desviado para evitar danos às aeronaves. Spacewar! é considerado o primeiro jogo com grande influência e reconhecimento.

Contudo, seja como for, somente a partir das décadas de 1970 e 1980 foi que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcade, consoles de videogame e jogos de computador foram introduzidos ao público em geral. Tanto que foi em 1972 que surgiu o primeiro console doméstico, o Magnavox Odyssey.

Imagem do Electronic Entertainment Musem


O primeiro fenômeno dos videogames foi o Atari, lançado em 1978, nos EUA, e trazido para o Brasil em 1983. Lembrado até hoje com nostalgia, ele é um símbolo cultural e um recordista de vendas.


Ainda durante a mesma década, surgiu a Nintendo, começando a trazer muitos problemas para a Atari, principalmente quando começou a inserir histórias em seus jogos, criando o famoso e muito querido até hoje Mário. Nosso encanador preferido surgiu em 1983, salvando o video game doméstico, que em muito estava afetado pela crise.


O primeiro concorrente da Nintendo chegou em 1986, com o Master System e logo também surgiu o Mega Drive. Contudo, com a presença cada vez mais forte dos computadores e seus jogos em CD-Rom, a Nintendo se viu obrigada a correr contra o tempo e criar o Super NES, iniciando a eterna disputa entre Mário e Sonic.

Daí por diante, muitos outros videogames foram surgindo, novos consoles e novos jogos, já que é uma indústria que nunca para. Nintendo Wii, Playstation e X-Box, dentre outros. Isso, é claro, além dos jogos online que movimentam multidões e que possuem campeonatos que são exibidos ao vivo com recordes de audiência. Existem times e até mesmo empresários que ganham muito dinheiro com este segmento.


Um exemplo de jogo que movimenta multidões atualmente é o League of Legends, conhecido como LOL.

Tirado do site oficial do League of Legends: O LOL é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS com elementos de RPG. Duas equipes de poderosos campeões, cada um com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo.

A evolução dos jogos eletrônicos é constante. Há eventos direcionados apenas para este segmento, além de campeonatos, grupos que são verdadeiros clãs e, é claro, muita diversão!

Conte para nós, nos comentários, qual seu jogo favorito de videogame e qual foi o que te introduziu neste mundo.

Ah, é claro! Não deixe de correr para conhecer o livro que inspirou este post!


 

Compre agora! Na Amazon em https://goo.gl/Kg1ket Na Livraria Cultura em https://goo.gl/C19X88 Na Saraiva em https://goo.gl/2L8LPt No site da Qualis Editora https://goo.gl/xyCmsa

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page