top of page
  • Qualis - Comunicação

Destinos Literários

Cada livro que lemos nos faz viajar a locais diferentes. Muitos são imaginários, como Hogwarts, Terra Média ou Avalon, porém, outras histórias são realmente ambientadas em locais existentes. Alguns países, inclusive, se beneficiam de algo chamado Turismo Literário, criando rotas baseadas em obras BestSeller.

O que acham de conhecer agora, neste post, alguns locais que serviram de inspiração para cenário de algumas de nossas obras favoritas?

INVERNESS - Escócia

Livro: Outlander - Diana Gabaldon

A Escócia é um país que inspira muitas histórias, principalmente no tempo dos highlanders. Outlander é um fenômeno de vendas lá fora e depois da estreia da série (que é igualmente um sucesso), os livros passaram a também ganharem muito destaque aqui no Brasil. A linda Inverness, que é cenário de muitas cenas do livro, existe e possui um programa turístico todo voltado para Outlander.

FORKS - Washington, EUA

Livro: Crepúsculo - Stephenie Meyer

Forks é uma cidadezinha comum, pequena, localizada em Washington. Não há exatamente muitos atrativos nela, além de ter sido pano de fundo para uma das histórias de amor sobrenaturais mais famosas e aclamadas pelos leitores do mundo - Crepúsculo. Depois do sucesso da saga, foi construída uma placa na cidade informando que Forks abriga 3175 habitantes e 8 vampiros e meio. Os turistas amam!



VATICANO - Itália

Livro: O Código DaVinci - Dan Brown


As histórias de Dan Brown sempre possuem várias locações, dando oportunidades para muitos países criarem suas rotas turísticas baseadas nelas. Porém, o livro mais famoso do autor até hoje é O Código DaVinci, que localiza muitas de suas cenas na cidade que abriga nosso Papa. Apesar disso, o Vaticano não é exatamente muito amigo do escritor e por muitas vezes já tentou proibir suas obras.


SÃO PETERSBURGO - Rússia

Livro: Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski


Há muitas histórias localizadas nesta que é considerada uma das mais lindas cidades da Rússia, porém, um clássico é um clássico e merece ser citado aqui. Crime e Castigo, de Dostoiévski, ambienta as aventuras de seu controverso Raskolnikóv na bela São Petersburgo. O livro descreve muito bem vários pontos da cidade, em meio à sua trama psicológica tensa.


MAINE - EUA.

Livro: Vários de Stephen King


O Maine é um estado dos EUA, onde o escritor Stephen King realmente reside. Por isso, muitas de suas histórias são ambientadas neste local, como IT, por exemplo. Para representá-lo de uma forma única, o autor criou a cidade de Derry, onde muitas coisas sinistras acontecem, dando-lhe uma certa liberdade. Porém, o estado em si existe e vale a pena ser visitado.


Gostaram??? Agora é hora de programar a viagem rumo ao cenário de seu livro favorito.

Quer mais posts como este? É só pedir!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page