top of page
  • Qualis - Comunicação

Festival de Beltane

Hoje vamos conversar sobre este festival celta que tanto é mencionado no livro A Caçadora do Tempo, da diva Glau Tambra.

Venha saber mais, porque Qualis é muita cultura!

BELTANE é um festival celta que ainda é comemorado no dia 1 de maio, no hemisfério Norte; e em 31 de outubro, no hemisfério sul. Ele é marcado por muita alegria e danças ao redor da fogueira. É considerada a festa da fertilidade e simboliza a união entre as energias feminina e masculina, além da fertilidade da terra.


Ele também é a representação do início do verão e da morte do inverno, embora seja conhecida como a Festa da Primavera, com o abrir das flores, as sementes e a vida da prole considerada no Reino Animal.


A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico “Bel”, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. “Tinne”é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer “Fogo de Bel”. Ao redor da fogueira, as pessoas invocam o deus Bel para se livrarem da má sorte, doenças, negatividade e para atrair a fertilidade para sua vida.


Beltane é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu ao cristianismo. Ele é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado à Flora, a deusa sagrada das flores. Na antiguidade, este festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do submundo (equivalente ao Hades da Mitologia Grega). O primeiro dia de maio também era aquele no qual os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiões, que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.


Algumas das atividades realizadas em Beltane: Pular fogueira; guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, abençoar pessoas e objetos; dançar em volta do Mastro de Beltane; colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas; fazer uma oferenda ao Povo das Fadas; fazer guirlandas para serem colocadas nas cabeças durante o rito; fazer um pacote de Beltane para ser queimado.

 

Compre agora! Na Amazon em https://goo.gl/yKVp4c Na Livraria Cultura em https://goo.gl/LJE78K Na Saraiva em https://goo.gl/j34WGe No site da Qualis Editora https://goo.gl/eYj47d

288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page