top of page
  • Qualis - Comunicação

Dicas de livros clássicos

É um processo natural de nossa vivência como leitores começarmos a nutrir interesses por clássicos em um dado momento. Não importa se estamos acostumados a ler apenas romances contemporâneos, ou livros policiais ou autoajuda, a curiosidade por esses cânones, que perduram há tantos anos nas listas de mais vendidos, acaba sendo aguçada.


Porém, muitas vezes, sequer sabemos por onde começar. Há o medo de nos depararmos com uma leitura muito densa ou difícil e vamos sempre deixando para depois.


Pensando nisso, a Qualis reuniu uma lista aqui de clássicos que são imperdíveis para quem quer ingressar nesse mundo!


Confira:

1- Orgulho e Preconceito - Jane Austen

A rainha precursora de muitos dos romances que conhecemos hoje e que são conhecidos como "literatura de mulherzinha". A musa inspiradora de vários autores famosos, como: Julia Quinn, Carina Rissi, dentre outros.

Todos os livros de Austen são boas pedidas para se iniciar no mundo dos clássicos, mas Orgulho e Preconceito é sua obra mais aclamada e famosa.

Contando a história de uma família de cinco jovens moças, cuja mãe é desesperada para casá-las, Austen nos leva a uma incursão à sociedade da época em uma leitura cheia de ironias. Darcy e Elizabeth são, sem dúvida, seu casal mais icônico, e este mocinho é o que mais faz mulheres suspirar desde que o livro foi escrito.


2- O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

Não se assuste com o tamanho. O Conde de Monte Cristo é uma aventura que o fará devorar cada página, ansioso para chegar ao próximo capítulo. A linguagem é simples, e o ritmo é incansável.

A história fala sobre Edmond Dantès, um jovem honesto, com uma vida simples, que está prestes a se casar com a mulher que ama e herdar o posto de capitão do navio onde trabalha. Contudo, por um ato de inveja, Edmond é preso injustamente e passa muitos anos na prisão, até conseguir fugir e encontrar um tesouro que o torna rico, possibilitando pôr em prática o seu plano de vingança.


3- Senhora - José de Alencar

José de Alencar é conhecido por seus romances sofridos, e Senhora não poderia ser diferente. Ele possui uma linguagem um pouco mais rebuscada, mas nada que um pouco de esforço não dê conta.

Aqui, o autor conta a história de Aurélia, uma moça pobre que deseja se casar com Fernando, porém, este a troca por uma jovem rica, decepcionando-a imensamente. No entanto, uma herança torna Aurélia uma mulher muito rica, e ela decide, então, vingar-se do homem que tanto a magoou.

Para quem é fã do gênero romance de época, eis aqui uma bela forma de entrar no mundo dos clássicos.


4- Jane Eyre - Charlotte Brontè

Romance com toques góticos, mistérios, drama e uma heroína forte, a mistura perfeita.

Jane Eyre conta a história da protagonista homônima ‒ uma jovem órfã, criada por uma tia que a detesta e que é enviada a um colégio interno, onde passa boa parte de sua vida. Ao deixar a instituição, é levada à casa de um homem misterioso para tornar-se preceptora de sua filha, porém, acaba apaixonando-se por ele e sendo obrigada a enfrentar segredos muito sombrios.

Com diálogos memoráveis, Jane Eyre é pedida certa para quem gosta de romances densos, cheios de sofrimento e um pouco de suspense.


5- O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontè

Assim como sua irmã Charlotte, Emily nos deixou um romance gótico sensacional. Embora tenha sido sua única obra, tornou-se ainda mais famosa, sendo citada em um dos best sellers mais famosos de nossa geração.

Aqui não espere uma história de amor. Heathcliff e Catherine são dois jovens que se amam desde muito pequenos, e a obsessão que um sente pelo outro acaba proporcionando-lhes uma trama de ódio, vingança e rancor. Chegando até a brincar um pouco com o sobrenatural, Emily nos entrega uma história atemporal, que irá manter o leitor empolgado do início ao fim.


6- O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Para quem realmente gosta de obras com sobrenatural, eis aqui uma leitura imperdível. Um livro curto, mas que irá trazer reflexões profundas e que será impossível de largar.

O livro nos apresenta Dorian, um rapaz belíssimo, que por influência de um homem muito persuasivo começa a perceber o quanto sua beleza é efêmera. Preocupando-se com isso, ele entrega sua alma a um quadro, fazendo com que sua aparência envelheça apenas na pintura, mantendo-se jovem e intacto por muitos anos.

Assassinatos, mistérios, além de uma escrita poética tornam este clássico imperdível!

Gostaram da lista?

Escolham um desses e joguem-se no mundo dos clássicos sem medo!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page