top of page
  • Qualis - Comunicação

Como se curar de uma ressaca literária

E aí, amiga? Acabou de ler aquele livro maravilhoso e não sabe mais o que fazer da vida?


Terminou aquela série de seis volumes e agora o mundo não faz mais sentido?


Nós te entendemos muito bem. Especialmente quando as leituras seguintes começam a não engrenar, e tudo parece superficial e bobo.


Você está com uma baita ressaca literária.


Mas calma... isso tem cura. Por mais que não seja uma coisa de uma hora para outra, temos algumas dicas para te ajudar a passar por esse processo de forma menos traumática.


Vem com a gente...

1- Releia seu livro favorito

Nada melhor do que uma história que você já gosta para reavivar os ânimos pela leitura.

Pegue aquele certeiro, leve, que te faz rir, com seus personagens favoritos e se jogue na história como se fosse a primeira vez.

Quem sabe ao final desta jornada, você já se sinta pronta para embarcar em uma coisa nova?


2- Leia contos

Pegue uma antologia de um tema que você curta e se proponha a ler um conto por dia.

Esses textos mais curtos não necessitam de tanta dedicação e nem tanto envolvimento, e você terá a sensação de que está finalizando uma leitura, mesmo que seja curtinha.


3- Leia HQs ou Mangás

Mesma premissa do tópico anterior. Invista em uma leitura curta, que te dará a sensação de finalização. Além disso, HQs e Mangás possuem imagens, que estimularão seu cérebro de uma forma mais simples a imergir no universo da história.


4- Pegue um livro de um tema parecido com o que te deixou de ressaca

A série que você acabou de ler e amou perdidamente fala sobre vampiros? Então, embarque em mais um livro com este tema. É de comédia romântica? Então, tente mais um.

Ou isso pode ser um tiro no pé para gerar comparações, ou pode ser uma estratégia para você sentir como se ainda estivesse no universo do outro livro. Seja com for, você pode acabar encontrando uma boa leitura.


5- Não force

Tente relaxar um pouco. Não se cobre, principalmente porque a leitura precisa ser um ato prazeroso. É um hobby.

Também não se obrigue a terminar de ler um livro que não estiver te agradando. Pode ser uma coisa de momento, e você sempre poderá retomar essa leitura em outra ocasião.

Não fique com medo de abandonar livros, isso acontece. Não desista de tentar até encontrar um que te conquiste novamente.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page