top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Livros Infantis Inesquecíveis

Quem não gosta de uma sessão nostalgia? Pois é... e com livros é melhor ainda!

Em minhas palestras eu sempre cito Pedro Bandeira como o meu primeiro ídolo literário, mas antes dele muitos outros livros povoaram a minha imaginação de menina e que com certeza foram responsáveis pela escolha da minha atual profissão.

Alguns deles eu li na escola (cuja bibliotecária era tão maravilhosa que sempre estava atenta aos gostos de cada criança para indicar novos livros), outros minha família me apresentou. Foram muitos, mas aqui segue uma listinha de verdadeiras pérolas que jamais sairão da minha memória.

4- PARA FELIPE E ROLEMAN

Eu não me lembro exatamente a idade que tinha, mas, um belo dia, minha tia, que mora em POA, me enviou pelo correio uma caixa enorme. Quando eu abri vi que ela tinha me presenteado com uma coleção inteira de livros, que consistia em mais de 20 títulos.

O nome dessa coleção era Barra-Manteiga. Vários autores faziam parte e todos os livros, sem exceção, eram muito bons. Meus preferidos, porém, eram Se... será, Serafina? (que é muito famoso) e este da foto aí em cima: Para Felipe e Roleman, de Lariana Iacocca.

Para Felipe e Roleman conta a história de trocas de cartas entre um menino brasileiro, que decide parar de falar por causa da xeretice da mãe, e um menino australiano (e seu canguru), os famosos pen pals (que não existe mais).

Na época eu fiquei tão empolgada com a história que cheguei a ter duas pen pals, mas aqui no Brasil mesmo. Trocamos cartas por muito pouco tempo (e eu nem lembro mais o nome delas), mas essa história tão fofa ficou marcada em mim.


3- COLEÇÃO SALVE-SE QUEM PUDER

Eu sempre cito esta coleção como uma das melhores infantis, porque ela é realmente genial! Nenhum dos livros é chato ou banal.

Tratam-se de livros de mistério onde o leitor precisa desvendar charadas para pular para a página seguinte e chegar à conclusão final do livro.

Algumas histórias têm teores sobrenaturais, detetivescos e os personagens têm os nomes mais engraçados que já vi, tipo: Agente Esse Creto, D.T. Regente, professor S.K. Vadeira, Tudo de bom!


2- CONTOS DE GRIMM

Eu, como toda boa romântica, sou fascinada por contos de fadas. Porém, nada nunca me fascinou tanto quanto essa coleção da Ática, chamada Contos de Grimm.

Por essa série conheci vários contos dos maravilhosos Grimm que não conhecia antes : A guardadora de gansos (da foto), Os seis criados do príncipe, Os sete corvos, e muitos outros.

As histórias são maravilhosas, mas nada se compara às ilustrações belíssimas, de Anastassija Archipowa e tradução de Maria Heloísa Penteado.

Precisei separar uma ilustração para que entendam o meu amor por essa coleção:

1- A CRISTALEIRA

Todos os livros citados acima foram muito importantes para mim de diversas formas, mas nenhum deles me marcou como A Cristaleira, de Graziela Bozano Betzel.

A história tem um tema forte, que é a separação de pais, mas a autora conseguiu contá-la de uma forma tão suave, tão delicada, que eu me encantei demasiadamente.

Não sei se é a presença de uma avó maravilhosa no livro que me fez amá-lo tanto, mas o sentimento era tão grande que eu o comprei para mim depois de muito tempo e o tenho até hoje.

Separei também uma ilustração dele, pois todas são de uma beleza de tirar o fôlego.


E é isso!


Obrigada a todos esse autores maravilhosos, tão importantes na formação de nossos pequenos leitores!


E você? Qual o seu livro infantil preferido?


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page