top of page
  • Foto do escritorBia Carvalho

Ambientação de Livros


Uma discussão muito constante que vejo em debates sobre escrita em eventos e nas mídias afora é sobre a ambientação de livros. Muitos afirmam que quem vive no Brasil tem que ambientar suas histórias aqui.


Eu, particularmente, não concordo com isso.


O legal de ser escritor é justamente você poder viajar e aprender durante o processo de escrita. Pensem bem... se eu só posso escrever histórias passadas no Brasil, só poderei criar personagens escritores, já que eu sou uma. Nunca poderia criar um médico, um advogado ou um pintor (até porque eu não sei desenhar nem aqueles bonecos de palitinho).


Eu tenho uma impressão de que não haveria nada de desafiante na profissão, de que ficaríamos limitados demais. E limitar a criatividade não é uma coisa muito prudente.


Como faríamos, então, com escritores de fantasia, que criam mundos maravilhosos? Não teríamos uma Hogwarts, por exemplo, nem uma Terra Média... ou Nárnia. Imaginem só!

Autores ao redor do mundo não poderiam contar histórias passadas na Alemanha Nazista; nem na Revolução Russa. Nossas maravilhosas autoras americanas de romances de época não ambientariam suas sedutoras histórias na Londres vitoriana.


Como seria sem graça ser escritor!


Acho maravilhoso quando temos inusitadas histórias em solo brasileiro. Eu, atualmente, prefiro pousar meus personagens por aqui mesmo, mas tenho enredos estruturados passados na Irlanda, Escócia, Inglaterra... Jamais irei me podar neste aspecto, porque a história vem pronta, com cenário, personagens, plot... tudo junto. É uma mistureba gostosa. E ela tem vida própria, então, eu não tenho o menor controle.


E você? O que você acha sobre o assunto?

Conta para nós nos comentários!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page