As vezes empreender pode dar um grande frio na barriga, sendo mulher então parece que essa sensação cresce de forma exponencial. O medo de dar errado, a necessidade de aceitação da sociedade, o receio de começar algo novo, a urgência do sucesso e a correria de obter resultados positivos transbordam os nossos sentimentos. Desistir sempre passa pelas nossas mentes. Em uma constância de viver tendo que provar nossa competência, o cansaço as vezes parece nos vencer de tal forma que lutar já não é um verbo tão importante.
No mês das mulheres não poderíamos deixar de lembrar as dificuldades de ser mulher no mundo empreendedor, mas acima de tudo ressaltar a garra, coragem e determinação que acompanha cada momento.
Em diversos momentos sem apoio, a frase amiga “tudo vai dar certo” é substituído por “faça algo mais fácil”, “arrume um emprego”, “é arriscado demais”. Acordar e deparar com desafios cotidianos torna nossas vidas verdadeiras batalhas, muitas vezes contra tudo e contra todos.
Ser mulher é superar cada obstáculo, é acreditar que você só precisa de si mesma para fazer acontecer. Com diversos exemplos na sociedade, temos a certeza que é sim possível fazer uma verdadeira revolução em nosso interior e mostrar que capacidade anda junto com determinação e que ser mulher é um dos maiores orgulhos que podemos ter.
Por isso, não desista ao encontrar dificuldade, uma palavra de desincentivo. Entenda como uma oportunidade para mostrar que somos muito melhores que qualquer um imagina. Não preocupe-se em provar nada para ninguém, a paz interior e a tranquilidade da nossa mente vale muito mais.
Empreender não precisa ser um ato solitário, temos uma a outra.
Seja quem você quiser ser, mas seja, exista, viva. A vida é muito curta para nos importamos com outras opiniões!
Seja mulher! Seja feliz!
Esther Monzú é formada em Marketing, empreendedora, sócia da Dinâmica Consultoria e Marketing.
esthermonzu@dinamicamk.com