top of page
  • Qualis - Comunicação

Adaptações de Livros para a Broadway

Hoje nós vamos falar de musicais!

Quem aí tem o sonho de conhecer Nova Iorque só para se aventurar na Broadway? Assistir a um daqueles espetáculos inesquecíveis, com aquelas vozes perfeitas e as produções impecáveis?

Na Broadway há espaço para vários estilos: comédia, romance, suspense, drama... E, é claro, muitas dessas peças surgiram de livros.

Vamos conhecer algumas?

O FANTASMA DA ÓPERA

Baseado na obra de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera está em cartaz na Broadway desde 1988, e sua primeira versão teve Sarah Brightman no papel principal de Christine. Desde então, foram milhares de performances, com elenco variado. Trata-se da segunda produção de entretenimento de maior sucesso da história, com mais de 5 bilhões de dólares arrecadados, perdendo apenas para O Rei Leão.

Em 2004, ganhou uma adaptação para o cinema, com Gerard Butler como o fantasma. Atualmente, uma versão brasileira está sendo apresentada em SP, e nós já fizemos uma crítica do espetáculo no blog. Clique AQUI para ler.

WICKED

Baseado no livro de Gregory Maguire, Wicked é uma reimaginação de O Mágico de Oz, contando a história da Bruxa Má do Oeste e como tudo aconteceu, até chegar em Doroty e nos outros.

O musical teve sua estreia em 2003 e está em cartaz até hoje, sendo um verdadeiro sucesso. A primeira versão contava com Idina Menzel (a voz original de Elsa, de Frozen) como Elphaba, e isso a projetou como uma das maiores estrelas da Broadway. A produção original ganhou três Tony Awards e seis Drama Desk Awards, enquanto seu álbum de elenco recebeu um Grammy.

Em 2016, houve uma montagem em SP, que foi um grande sucesso, e uma adaptação cinematográfica foi anunciada, com estreia para dezembro de 2019.

OS MISERÁVEIS

Baseada na obra clássica de Victor Hugo, Os Miseráveis é um dos musicais mais encenados do mundo. Teve estreia em 1985 e foi indicado a 12 Tonys e ganhou 8.

No Brasil já ganhou mais de uma versão. A primeira em 2001, e outra em 2017, ambas muito elogiadas e com grande sucesso por aqui.

Também já teve mais de uma adaptação cinematográfica, sendo a de 2012 a mais famosa atualmente, contando com Hugh Jackman, Anne Hathaway e Russel Crowe no elenco. Venceu 3 Oscars, e a performance de Hathaway cantando I Dreamed a Dream é extremamente emocionante e elogiada.



HAMILTON

Baseado na biografia do pai-fundador americano, Alexander Hamilton, escrita por Ron Chernow, Hamilton é um sucesso de bilheteria desde sua estreia, em 2015.

Com roteiro e músicas criadas por Lin-Manuel Miranda (o mesmo compositor das músicas de Moana), o espetáculo é todo cantado e se destaca por suas composições em forma de rap, trazendo um frescor à Broadway tradicional.

Em 2016, Hamilton foi nomeado a um recorde de 16 Tony Awards, vencendo 11, incluindo Melhor Musical. Além disso, o musical também recebeu o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical e o Prêmio Pulitzer de Drama de 2016.



JEKYLL & HYDE

Baseado no livro "O Estranho caso de Dr. Jekyll e Hyde", ou, mais como é mais comumente chamado "O Médico e o Monstro", o musical é uma produção de 1997.

Em 2000, uma produção para DVD foi filmada, contando com David Hasselhoff (de Baywatch) no elenco, interpretando os papéis principais de Jekyll e Hyde.

O musical é vagamente baseado na história original; uma vez que a obra de Robert Louis Stevenson é quase uma noveleta de tão curta, então, foi necessário acrescentar um pouco mais de história na produção, embora isso não tire o mérito do livro, que é um clássico até hoje.

E aí? Gostaram?

Lembra de mais alguma produção da Broadway, que seja adaptação de livro e que não tenhamos mencionado aqui? Comente sobre!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page